Festivais gastronômicos em Salvador e no Capão estão em Comes & Bebes

Comes & Bebes – Marcello Fontes –

 

 

 

Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim celebra a Carne do Sol

Um dos mais tradicionais mercados populares de Salvador, a Feira de São Joaquim, se prepara para receber neste domingo, 25 de agosto, o Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim, a partir das 13h, no Galpão Água de Meninos (GAM), com direito a distribuíção de 100kg de feijoada para o publico presente.  | 📷 Divulgação.

Gratuito, por lá, a música, a cultura e a gastronomia baiana serão especiais com suas programações, e o grande tema é a conhecida e gostosa Carne do Sol, tão presente na culinária da Bahia, será protagonista de 14 pratos diversificados nos estabelecimentos da feira. Confira a lista dos bares e restaurantes participantes:

BAR E RESTAURANTE SÃO JORGE
Escondidinho de Carne de Sol ao Faixa Azul
BAR DO JÂNIO
Pirão de Aipim com Carne de Sol à Moda da Casa
RESTAURANTE SOL E MAR
Carne de Sol com Purê de Banana da Terra
BAR E RESTAURANTE DA ANGELA
Frigideira de Carne de Sol
RECANTO DO JACÓ
Moqueca de Carne de Sol com Ovos
BAR E RESTAURANTE OXENTE
Carne de Sol à Moda Oxente
RESTAURANTE TEMPERO DE MÃE
Carne de Sol com Purê de Abóbora
BAR DO BENÉ
Carne de Sol na Telha
BOTECO DO GUGA
Carne de Sol com Macaxeira
RESTAURANTE DONA SÔNIA CHEIRO DE MÃE
Pirão de Leite com Carne de Sol
SÍLVIA BAR
Arrumadinho de Carne de Sol
CANTINHO DA DADA
Salada Tropical com Carne de Sol
RESTAURANTE DA NOVINHA
Tropeiro do Sertão com Carne de Sol
BAR E RESTAURANTE DA NÚBIA
Carne de Sol ao Queijo Coalho

14ª edição do Cubanito Amigo vem aí

A Cubana Sorvetes sai na frente, em prol de uma melhor educação e qualidade de vida de crianças e jovens em vulnerabilidade social, e promove a 14ª edição do Cubanito Amigo, no dia 21 de setembro. Neste dia, a estrela da casa será um combo perfeito: Cubanito ( o clássico bolinho da Cubana + 01 bola de sorvete ou (ainda) o sorvete de duas bolas. O público que consumir os produtos nas 05 unidades de A Cubana – Elevador Lacerda, Pelourinho, Pituba, Rio Vermelho e Itaigara – , terá a sua renda revertida para o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), um dos 23 núcleos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizado no município de Simões Filho.

4ª edição do Cubanito Amigo aposta no lado social | 📷 Agência Addicione.

 

 

7⁰ Festival Tempero Bahia expande fronteiras e confirma restaurantes do Vale do Capão

Celebrando o “Terroir da Chapada”, que cada vez mais está em ascensão, ora pelo solo fértil, ora pelo clima e altitudes locais, da charmosa e rica Chapada Diamantina, o 7⁰ Festival Tempero Bahia, atravessa a BR 242, e desembarca no destino turístico do Vale do Capão, com três restaurantes confirmados, participando do evento, junto aos restaurantes participantes da capital baiana, de 5 a 15 de setembro, exaltando a proposta do Festival. Uma ótima oportunidade para turistas, visitantes e moradores da região, experimentarem o genuíno e marcante terroir, a partir de uma criação única para o evento.

Chefs Jakie Lessa, Igor Martinovic e Caty Santos | 📷 Yuri Zalcbergas.

 

Nascida e criada no Vale do Capão, e à frente do Alma Bistrô, a chef Ecatharine Santos, mais conhecida como “Caty”, valorizou os insumos locais, na hora de criar com exclusividade o prato para o Tempero Bahia: Ravioli de palmito de jaca com ricota. “Estou trazendo um ingrediente muito representativo na cultura do Capão, onde nasci e fui criada, que é o palmito de jaca, a grande estrela do prato, combinado a outros ingredientes locais, oriundos da agricultura familiar, cultivados no Vale”, afirma a chef. Caty, que é ex-participante do reality MasterChef (2019).

Dona de uma cozinha afetiva de sabores marcantes, a chef Jakie Lessa, nascida na cidade baiana de Campo Formoso, comanda o badalado Bistrô Orquídea Negra, e vai aproveitar a ocasião, apresentando o prato, Atum empanado no café com molho da Chef, servido com purê de banana da terra e legumes salteados.”Para esta estreia no festival, pensei em um prato vibrante, colorido e pra cima, bem ao estilo regional, com um toque da Chapada Diamantina. Por isso utilizei o café, tão em alta na região”, diz Jakie. O café utilizado na composição do prato é do tipo moído e torrado, 100% arábica, pertencente ao distrito de Conceição dos Gatos, no Vale do Capão.

Já o chef sérvio e pizzaiolo Igor Martinovic, morador do Vale do Capão e proprietário da PizzaLab, com bastante expertise quando o assunto é massa, criou a Pizza Vale dos Sabores, uma redonda assada no forno à lenha, com queijo coalho, licuri e mel. “Quis fugir um pouco da Jaca, que é muito consumida aqui, e apostei em terrois do Vale do Capão, como o queijo coalho, o licuri e o mel”, conclui o pizzaiolo.

Com realizacão e produção da 2D Marketing e Projetos Culturais, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia (@temperooficial_), com patrocínio do Governo do Estado da Bahia e apoio do Sebrae, Senac, Bahiagás, Shopping Barra e Amvox, acontece de 5 a 15 de setembro, movimentando os restaurantes participantes da capital baiana e de cidades vizinhas, como Feira de Santana e Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Para ficar por dentro de tudo que vai acontecer, basta acessar o site do evento www.temperooficial.com.br

 

Festival Tempero Bahia alcança o Vale do Capão e celebra o “Terroir da Chapada” | 📷 Yuri Zalcbergas. Edição: Nelson Rocha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *