Pesquisa revela que 13% dos brasileiros já sofreram algum golpe online enquanto viajavam

Reuters Benoit Tessier agência Brasil

A França, e especificamente Paris, sua capital, foram destinos escolhidos por muitos turistas recentemente devido à celebração das Olimpíadas. Infelizmente, as festividades e as atrações não são as únicas coisas que se encontram por lá; em eventos e cidades de grande porte, onde o fluxo de pessoas costuma ser massivo, também existem muitos perigos.

Todos já ouvimos falar sobre batedores de carteira ou golpistas que abundam no velho continente, mas a realidade é que existem diversas ameaças às quais os turistas estão expostos e que talvez não sejam tão consideradas, tais como o roubo de dados pessoais pelo uso de redes públicas ou golpes online na hora de reservar passeios, hospedagens ou qualquer outro serviço turístico.

Isso não é exclusivo de destinos como Paris e os jogos olímpicos; em geral, pode-se estar exposto a esses tipos de crimes e cibercrimes em qualquer lugar. De fato, uma pesquisa recente realizada no Brasil pela Norton, marca de cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN), revelou que 13% dos entrevistados afirmaram ter sofrido um golpe online enquanto viajavam, o que representou uma perda média de quase R$ 17.000,00 (R$ 17.377,71). A mesma pesquisa mostrou que 34% dos consumidores brasileiros usaram o ChatGPT para ajudá-los a planejar uma viagem e, no total, 12% desses consumidores disseram ter sido direcionados a um site malicioso por Inteligência Artificial (IA) ao pedir recomendações.

Diante dos perigos latentes aos quais os usuários estão expostos durante as viagens, a Norton dá algumas recomendações para evitar imprevistos:

Golpes em reservas: reserve diretamente com a empresa hoteleira ou utilize plataformas de reserva de prestadores de serviços turísticos confiáveis. A IA pode ser uma excelente ferramenta de apoio, mas sempre é importante verificar a informação.

Redes Wi-Fi públicas: use uma VPN (Rede Privada Virtual) para ajudar a manter as suas informações privadas. A VPN funciona como um filtro que transforma todos os seus dados em texto incompreensível, de modo que, se alguém conseguir acessá-los, eles não terão utilidade. Pode-se acessar uma VPN através de diversos fornecedores de software, que oferecem esse serviço tanto para dispositivos móveis quanto para computadores.

Skimmers de caixas eletrônicos: use os caixas eletrônicos dentro dos bancos e cubra a mão ao digitar o seu PIN.

Confie em seus instintos: o mais importante de tudo, se algo parecer estranho, provavelmente é. Confie nos seus instintos.

Metodologia 

A pesquisa foi realizada online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 6 a 22 de março de 2024, com 1.013 adultos de 18 anos ou mais.

Sobre a Norton

A Norton é uma marca líder em cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a promover a liberdade digital através de sua família de marcas de consumo confiáveis, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner. A Gen permite que as pessoas vivam sua vida digital com segurança, privacidade e confiança hoje e nas próximas gerações. A Gen oferece produtos e serviços premiados de cibersegurança, privacidade online e proteção de identidade para mais de 500 milhões de usuários em mais de 150 países. Saiba mais em Norton.com e GenDigital.com.

Foto, crédito Reuters Benoit Tessier- Agência Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *