Na alta temporada 2023-24, a Bahia recebeu cerca de sete mil turistas poloneses, que vieram em voos fretados de Varsóvia (Polônia) para Salvador, injetando R$ 600 milhões na economia. A captação dos voos, feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Operadora Itaka, a maior do Leste Europeu, está confirmada para o verão 2024-25, com uma frequência semanal.
A boa notícia foi tema da reunião, nesta terça-feira (03), do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, com a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska, na sede da secretaria, em Salvador.
O intercâmbio turístico entre os dois destinos será celebrado na Noite de Jazz Polonês, com o renomado pianista Artur Dutkiewicz, nesta quarta (04), a partir das 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), na Avenida Contorno.
“Queremos mostrar que a cultura é uma ponte natural entre a Bahia e a Polônia. O concerto de jazz será uma vitrine para a cena musical polonesa, e aguardamos a apresentação da música baiana em Varsóvia. A renovação dos voos foi fundamental para o estreitamento das nossas relações”, declarou a cônsul.
“Baianos e poloneses estão cada vez mais próximos, com troca de experiências que fortalecem o turismo. Isso é uma demonstração da iniciativa acertada do Governo do Estado de atrair os voos de Varsóvia, que fizeram o destino Bahia entrar no mercado do Leste Europeu, um feito inédito”, ressaltou Bacelar.
Antes do encontro na Setur-BA, o secretário e a cônsul visitaram o Mercado Modelo, um dos principais cartões-postais da capital, onde a representante do Governo da Polônia comprou arte baiana e trouxe uma curiosidade sobre o local. “Na história de Salvador, há uma marca dos poloneses, que poucos sabem: o Mercado Modelo foi projetado por um engenheiro polonês”, revelou Olkowska.
Fonte: SeturBA – Foto: divulgação.