Lisboa conquista o prêmio de Melhor Destino MICE da Europa, em 2024, na 5.ª edição dos World MICE Awards, realizada no úiltimo dia 4, em Ho Chi Minh, no Vietnã. Esta é a segunda vez consecutiva que Lisboa ganha a distinção europeia, tendo competido com cidades como Atenas, Berlim, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris e Vienã.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contribui significativamente para as receitas do turismo e para o consequente desenvolvimento da cidade. A localização estratégica, as infraestruturas modernas e versáteis, os excelentes acessos e a oferta cultural diversificada, consolidaram Lisboa como um dos principais destinos europeus para a organização de eventos.
Para a diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL), Paula Oliveira, “a conquista deste prêmio é um reconhecimento do trabalho coletivo para posicionar Lisboa como um destino de referência a nível global, que contribui significativamente para a criação de receitas e emprego, bem como para a reabilitação do patrimônio.”
Em 2023, foram contabilizados 151 eventos associativos no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), organização que monitoriza a realização de eventos globalmente. Desde 2019 e até 2022, Lisboa conquistou o 2º lugar nos rankings europeu e mundial. Em 2023, com diferença de apenas um congresso para o 2º lugar a nível mundial, Lisboa foi a 2ª cidade europeia com mais eventos contabilizados.
Os World MICE Awards reconhecem a excelência na indústria MICE e premiam destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas que se destacam no setor.
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade.
Foto: Arco da Rua Augusta – Crédito Turismo de Lisboa