Por Raphael Silva
Principal hub de transportes do Brasil e América do Sul, a Grande São Paulo tem nos aeroportos de Guarulhos (GRU) e Congonhas (CGH) suas principais portas de entrada aos turistas. Em 2016, por exemplo, 66,6 milhões de pessoas desembarcaram na região, incluindo também o Campo de Marte, em 596 mil pousos e decolagens.
O transporte público é outra possibilidade, e com destaque, uma vez que as 1,3 mil linhas de ônibus transportam oito milhões de pessoas por dia. Já os conhecidos metrôs de São Paulo, distribuídos em 67 estações e cinco linhas diferentes, são opção para fugir do trânsito nos horários de pico.
LAZER X NEGÓCIOS
As duas motivações, por mais distintas que possam ser, demonstram algumas tendências parecidas. Tanto em um, como no outro, o número de pessoas que chegam à Grande São Paulo com um carro próprio supera qualquer outra modalidade. 73,9% entre os viajantes executivos, e 84,1% entre os de lazer. Os viajantes de lazer, por sua vez, são os que mais utilizam os metrôs de SP, totalizando 20% do total. Fonte: Panrotas