Por Livia Veiga –
O aeroporto de Salvador está prestes a viver seu janeiro mais movimentado em 25 anos, no quesito fluxo de passageiros internacionais, de acordo com previsões para 2025 da concessionária que administra o terminal. A expectativa é impulsionada pela nova rota direta entre Salvador e Paris, que deve alavancar o volume de visitantes, contribuindo para um crescimento substancial no turismo da cidade.
Segundo Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil, responsável pela concessão do aeroporto, o terminal já recuperou os números de 2019, e a projeção para o próximo verão é otimista. “O fluxo no nosso terminal de passageiros já se igualou, em 2024, aos números de 2019, e a projeção é termos, em janeiro de 2025, o maior fluxo internacional dos últimos 25 anos. São mais de 60 mil assentos disponíveis em voos que se refletirão na chegada e saída de passageiros a partir da nossa capital, quantidade 17% maior que antes da pandemia”, destacou.
A expectativa é que a oferta de assentos para destinos europeus suba de 24 mil para mais de 36 mil, e a expectativa de aumento para destinos na América do Sul seja de 20%. A marca de 51.656 passageiros, registrada há cinco anos, deve ser superada em janeiro do próximo ano, quando são esperados 64.049 visitantes oriundos de destinos internacionais.
O Salvador Bahia Airport já vinha registrando uma recuperação significativa no fluxo de passageiros desde o início do ano. Entre janeiro e agosto de 2024, o terminal recebeu mais de 5 milhões de passageiros, um aumento de 37,7% em comparação ao mesmo período de 2023. Desse total, quase 280 mil foram turistas estrangeiros, um salto expressivo em relação ao ano anterior.
Atualmente, o aeroporto conta com voos diretos para seis capitais internacionais — três na Europa e três na América do Sul — operados por seis companhias aéreas, incluindo TAP, Air France, Aerolíneas Argentinas e Gol.
Impacto no turismo e na hotelaria
Esse aumento no número de passageiros internacionais tem um impacto direto no setor de turismo e hotelaria da capital baiana. Segundo Thiago Sena, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), o verão de 2024 foi positivo para o setor, com aumento da ocupação e crescimento na diária média.
“Os números do desempenho da hotelaria de Salvador foram muito positivos durante o verão de 2024, com um leve crescimento nas taxas de ocupação em relação a 2023, mas com um aumento expressivo na diária média da rede hoteleira, especialmente no Réveillon, em janeiro e durante o carnaval. Foi bastante perceptível o aumento do fluxo de turistas internacionais na cidade também, público que tem retornado à Bahia com força nos últimos anos”, afirmou Sena.
Para o próximo verão, apesar de ainda não haver uma prévia concreta das reservas, as expectativas são elevadas. “Ainda é cedo para se ter um panorama da ocupação do próximo verão, mas sem dúvida as expectativas são altas, e esperamos ver um crescimento em relação ao verão passado, tanto nas taxas de ocupação quanto na diária média da e geração de receita da rede hoteleira”, explicou.
Além disso, Sena destaca a importância do aumento dos voos internacionais, mas aponta que o turismo doméstico também precisa ser fortalecido, uma vez que o crescimento total de passageiros foi de apenas 5% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Apesar de ser muito importante para o turismo e hotelaria, o público internacional ainda representa uma fatia pequena do total de turistas que passa por Salvador e pela Bahia no verão, e é fundamental também uma melhoria na malha aérea doméstica, com ampliação de voos, criação de novas rotas e voos extras que atendam à alta demanda do período e que permitam que mais brasileiros escolham a Bahia como destino durante a alta temporada”, destacou Sena.
Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: arquivo PTT, crédito Jefferson Peixoto-SecomPMS.