Em uma das premiações mais renomadas para áreas costeiras no mundo, três praias e uma marina da Bahia receberam o selo do Programa Bandeira Azul. O anúncio foi feito pelo Júri Internacional, do qual a Embratur é membro. A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul ocorre justamente na capital baiana, Salvador, em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. As aprovações fazem parte da temporada 2024/2025.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento internacional é importante para incentivar o trabalho de desenvolvimento do turismo sustentável nos destinos brasileiros. “O Brasil é um país que abraça a diversidade, a sustentabilidade e a inovação. Além de minimizar os danos ambientais já existentes, precisamos restaurar, regenerar e revitalizar os ecossistemas. Estamos mostrando mudanças reais, com um turismo muito mais sustentável e estratégias de conservação e regeneração de biomas”, diz Freixo.
O Programa Bandeira Azul avalia critérios rigorosos estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade. Ao receber o selo, as praias e marinas devem comprovar anualmente a manutenção de todos os critérios.
Bandeira Azul pelo Brasil
Em todo o Brasil, 49 locais receberam a certificação Bandeira Azul. São 38 praias e 11 marinas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará. O resultado consolida o país como líder em certificações ambientais para destinos litorâneos na América do Sul.
Na temporada passada (2023/2024), 42 praias e marinas brasileiras foram premiadas. Para a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, “a Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade, é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade”. “Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”, complementou.
Sobre o Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul nasceu em 1987, com o apoio da União Europeia. A certificação é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização não governamental sediada em Copenhague, na Dinamarca, que promove o desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental. Em 2006, o programa foi trazido para o Brasil, com o objetivo de aumentar a conscientização dos cidadãos e tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente costeiro e marinho.
Confira os destinos baianos premiados na temporada 2024/2025:
PRAIAS APROVADAS
– Praia do Paraíso, Guarajuba, Camaçari (BA)
– Praia da Viração, Salvador (BA)
– Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador (BA)
MARINAS APROVADAS
– Yacht Clube da Bahia, Salvador (BA).
Fonte: Embratur – Foto: Valter Pontes/Secom Salvador