Em 2017, a expectativa é que um milhão de turistas brasileiros visitem a Argentina. Além da proximidade geográfica, o fator econômico pode ser um dos motivadores para a escolha pelo destino, ainda mais diante do atual cenário brasileiro.
Este ano, por exemplo, para impulsionar o Turismo no país, o governo da Argentina implementou a isenção do Imposto sobre valor agregado, o IVA, para turistas estrangeiros, nas diárias de hotel.
Parcerias com o setor privado também pretendem garantir um maior fluxo de visitantes ao país. Em julho, a bandeira de cartão de crédito Elo lançou uma ação para beneficiar os turistas brasileiros em trânsito para Buenos Aires e Bariloche.
Além de facilidades no pagamento em pacotes adquiridos com o cartão na operadora Agaxtur, a empresa garantiu ofertas e descontos em atrações e restaurantes. “É sempre um benefício esse tipo de iniciativa do setor privado, pois sempre ajuda a promover um destino”, diz a coordenadora de Marketing do Inprotur no Mercosul, Natalia Pisoni.
O Turismo de Bariloche também vê com bons olhos iniciativas do tipo. “Tudo o que dê mais vantagens para o turista brasileiro em Bariloche é benéfico”, acredita o diretor de Imprensa da Emprotur Bariloche, Leo Tiberi. Este ano, apenas para a temporada de inverno, o órgão espera superar mais de 30 mil turistas brasileiros.
Para Natalia, ampliar ações como essa pode ser uma boa opção para impulsionar o Turismo em outras regiões argentinas. “O Norte argentino, por exemplo, não é muito conhecido no Brasil. Estamos tentando que essa região seja descoberta para que os brasileiros tenham outras opções de férias na Argentina”, diz. Alguns destaques são as cidades de Córdoba e Salta, que ainda não são destinos tão populares, mas oferecem uma paisagem, gastronomia e cultura completamente diferente para os turistas. Fonte: Panrotas