O ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, manifestou-se otimista após apresentar os resultados dos primeiros nove meses do ano em que o destino alcançou um aumento de 6,6% nas receitas turísticas, que atingiram 46,9 mil milhões de dólares. Igualmente, entre janeiro e setembro, as entradas de turistas internacionais subiram 6,8% para 41,9 milhões. Incluindo os turcos que vivem no estrangeiro, o número total de visitantes atingiu 49,2 milhões.

Entre os turistas estrangeiros que visitam a Turquia, a maior parte vai para os provenientes da Rússia, representando 13% do total (5,5 milhões, um aumento de 5,9% face ao ano anterior), seguidos pelos alemães com 5,2 milhões de chegadas, um aumento de 6,2%, enquanto o número de turistas do Reino Unido cresceu 16,5%, para 3,7 milhões. Também os turistas provenientes da França tiveram um crescimento de 70% desde o fim da pandemia, devendo mesmo ocupar em breve a segunda posição no ranking dos países mais visitados da Europa, segundo relatório da WTM.
Entretanto, o governante anunciou na Haberturk TV que a indústria do turismo da Turquia pretende subir ainda mais no ranking global de turismo, declarando que o país agora está na “primeira liga” do turismo.
O ministro destacou um crescimento notável nos números de turismo de mercados como Estados Unidos, China e Coreia do Sul. No ano passado, a Turquia recebeu mais de um milhão de turistas americanos, um número que deve ultrapassar 1,5 milhão este ano. Da mesma forma, os números de visitantes da China e Coreia do Sul cresceram substancialmente.
Refira-se que a Agência Turca de Promoção e Desenvolvimento do Turismo (TGA) tem sido fundamental no marketing da Turquia no exterior, conduzindo 179 campanhas em colaboração com companhias aéreas e operadoras de turismo em 39 países. A TGA também estabeleceu parcerias com 15 canais de viagens digitais, alcançando 30 países, ao mesmo tempo que tem vindo a trabalhar para mostrar mais regiões além do centro turístico do Mediterrâneo, Antalya.
“Agora estamos a trazer o Egeu, a Anatólia Oriental e o Mar Negro para os holofotes. A Capadócia e outros locais de património cultural tornam a Turquia inigualável neste campo”, declarou Ersoy, acrescentando que o objetivo é estender as atividades turísticas por todos os 12 meses do ano, alavancando os ricos recursos históricos e culturais do país. Fonte: publituris.pt