“Memória e Ancestralidade” dão o tom às atividades educativas da Casa das Histórias de Salvador

No mês em que é celebrada a herança histórica e cultural do povo negro, o programa educativo da Casa das Histórias de Salvador e da Galeria Mercado volta suas atividades para a temática “Memória e Ancestralidade”, visando proporcionar acesso estético, artístico e cultural aos seus visitantes.

Na programação estão previstas a realização de oficinas, rodas de conversas, visitas guiadas, além do Projeto Sòró, destinado à contação de histórias para o público infanto juvenil, com o intuito de fomentar a história e a cultura afro-baiana. Para participar, basta realizar a inscrição previamente através do link disponível no perfil oficial dos equipamentos e adquirir o ingresso, presencial ou via Sympla, por R$20 (inteira) e R$10 (meia), com entrada gratuita às quartas-feiras. Programação completa ao final do texto.

Na sexta-feira, 08/11, das 15h30 às 17h, a Galeria Mercado vai receber a roda de conversa “Mito ou Verdade? Histórias que a rua conta sobre a Galeria Mercado”, com a historiadora Daniela Torres, e intervenção musical com Mestra Janja, profª. Drª. do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (FFCH/UFBA) e mestra de capoeira, acompanha de Juliana Almeida e Bruna Ferreira.

Já no sábado, 09/11, também das 15h30 às 17h, a Casa das Histórias aguarda o público Infanto Juvenil para mais uma atividade do “Projeto Sòró – Contando e Ouvindo Histórias”, que nesta edição terá o arte-educador carioca Anderson Barreto para conduzir o encontro com o tema “IBEJI: Contação de histórias africanas e músicas afro-brasileiras”.

No sábado, 23/11, no auditório Makota Valdina, da Casa das Histórias, acontece a roda de conversa com a temática do mês, “Memória e Ancestralidade”, com a presença de Valéria Lima, jornalista e diretora executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, e Vânia Melo, professora da rede pública.

A bailarina, coreógrafa e professora Tatiana Campêlo, encerra as atividades do mês no dia 29/11, sexta-feira, das 15h30 às 17h, com uma oficina de Dança Afro-Brasileira, no auditório Makota Valdina, da Casa das Histórias.

“A Casa das Histórias de Salvador e a Galeria Mercado contam histórias sobre a cidade através das memórias que entregam valorização das construções sociais, políticas, culturais e científicas, as quais produzem conhecimentos historicamente apagados e silenciados. É a partir desse lugar, que entendemos a educação como caminho para cultivar novos modos de perceber as relações sociais a partir da cultura e história de Salvador”, explica a analista de conteúdo e acessibilidade dos equipamentos, Camila Carmo.

A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS), são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional. Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *