O incentivo à realização de eventos é uma das estratégias da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), para enfrentar a sazonalidade e movimentar a economia do setor, na baixa temporada. No último fim de semana, o órgão patrocinou eventos em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos; e em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros.
Na capital, o 2º Encontro Nacional da Umbanda reuniu representantes de 49 terreiros do Brasil e do exterior, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, com mais de 500 participantes. Organizado pela Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, o evento promoveu a entrega do Troféu Saravá a personalidades do mundo umbandista, seguida de caminhada, do Campo Grande à Praça Thomé de Souza, além de palestras e debates.
“Esse encontro mostra a grandiosidade do turismo religioso de matriz africana, que conta com o incentivo do projeto Agô Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado. O segmento está cada vez mais atrativo”, ressaltou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.
“A umbanda tem um potencial muito grande em Salvador, e o objetivo do encontro foi fortalecer a religião no estado. Por isso, trouxemos lideranças do país e do mundo, ajudando a movimentar o turismo”, completou a presidente da Egbé Axé, mãe Diana de Oxum.
Ainda em Salvador, houve o II Seminário Nacional do Samba, organizado pela União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). Ele teve a participação de autoridades e representantes da cultura baiana, na Casa do Benin, no Pelourinho.
Turismo esportivo
Em Praia do Forte, a competição de mountain bike Suba Forte reuniu 400 ciclistas de vários estados, que percorreram trajetos de 30 e 60 quilômetros por localidades turísticas, como a Reserva da Sapiranga. Os participantes aproveitaram o fim de semana na Costa dos Coqueiros, movimentando meios de hospedagem, bares e restaurantes.
Fonte e foto: Setur-BA