*Com informações da organização do evento
Barretos (SP) será palco a partir desta quinta-feira (17) de um evento tradicional no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, a Festa do Peão de Barretos. Até o dia 27 de agosto, o público esperado – cerca de um milhão de pessoas -, poderá aproveitar mais de 100 atrações musicais na “A Festa do Brasil”, além dos tradicionais rodeios e do concurso gastronômico Queima do Alho.
Para a cidade do interior paulista, a festa impulsiona toda a economia local e movimenta R$ 200 milhões. Os impactos começam a ser sentidos já em julho, especialmente no setor de construção civil, uma vez que os proprietários de imóveis investem em obras de melhorias para receber visitas ou até mesmo para locação.
Já no mês de agosto, a movimentação é maior nas lojas de: eletrodomésticos; eletrônicos; cama, mesa e banho; roupas; e calçados. Já nos 11 dias de festa, o setor de alimentos e bebidas é uma das estrelas da economia. O evento também é um importante gerador de postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, em agosto de 2016, o município registrou 1.023 admissões e um saldo positivo de 140 vagas.
“Festas como esta mostram a importância dos grandes eventos do Brasil para movimentar a economia e estimular o turismo em vários destinos nacionais. O Calendário de Eventos do ministério é uma ferramenta criada para auxiliar o turista na escolher do destino e ainda aproveitar a nossa rica cultura”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
ATRAÇÕES
Em 2017, o embaixador da festa será o cantor Gustavo Lima. Além dele, a programação cultural da festa está repleta de grandes artistas do cenário nacional: Luan Santana, Henrique e Juliano, Marília Mendonça, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, César Menotti e Fabiano, entre muitos outros. Há, ainda, o Rancho Peãozinho, espaço dedicado exclusivamente para os pequenos. Fonte: Agência de Notícias do Turismo