Festa da padroeira da Bahia, Rota do Vinho e a receita vencedora do Concurso da Moqueca

Símbolo da religiosidade da Bahia há 475 anos, o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira do estado, foi celebrado, neste domingo (08), por baianos e turistas reunidos no Santuário Basílica dedicado à santa, no Comércio, em Salvador. Adeptos de religiões de matriz africana participaram, também, das comemorações, reverenciando a orixá Oxum, deusa das águas doces. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como parte das ações para a valorização do calendário de festas populares.
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, presidiu a missa campal em frente ao Santuário, seguida de procissão. “É sempre uma alegria celebrar a padroeira da Bahia, uma festa com um sentido cultural e religioso tão bonito. Desejamos que ela cresça sempre mais, valorizando a devoção à Nossa Senhora, atraindo cada vez mais pessoas para caminhar juntas na fraternidade e na paz”, declarou o arcebispo.
O sergipano Marco Ludovici viajou de Aracaju para Salvador com a esposa e amigos, para curtir a cidade, e encerrou o passeio na festa religiosa. “Ficamos aqui por uma semana e não poderíamos deixar de louvar e agradecer à Nossa Senhora da Conceição, também padroeira de Aracaju”.
Já o paulista Lucas Terribili é um admirador do sincretismo baiano. “Vim para as homenagens à Santa Bárbara e Iansã e estiquei a estadia em Salvador, para conhecer as celebrações na Conceição da Praia, vestindo o amarelo da deusa Oxum”.
História
A igreja que deu origem à devoção foi construída na beira da praia, em 1549, por determinação do primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza. Ela passou por modificações até o século XX, sendo a única do mundo em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que teve sua localização associada ao nome da santa.
Rota do Vinho da Chapada Diamantina fortalece enoturismo na região
Iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a Rota do Vinho da Chapada Diamantina foi lançada, na noite de sexta-feira (6), durante o XI Bahia Vinho Show, no Clube Espanhol, em Salvador. O material informativo foi criado para contribuir na estruturação do enoturismo na zona turística, famosa pela exuberância de atrativos naturais. Vinícolas nos municípios de Mucugê (UVVA) e Morro do Chapéu (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) oferecem uma experiência imersiva aos visitantes, do plantio da uva à produção de vinhos de qualidade, alguns com premiações nacionais e internacionais.
“A partir do esforço de empresários que instalaram vinícolas na região, o enoturismo da Chapada Diamantina é um novo segmento turístico, que exemplifica a diversidade de experiências que a Bahia tem para oferecer aos visitantes. O Governo do Estado vem fazendo o seu papel de estruturar e promover a rota do vinho, que se soma aos atrativos históricos, culturais,  gastronômicos e naturais, que a região possui”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Essa iniciativa da Secretaria de Turismo vem consolidar os investimentos feitos nas vinícolas da Bahia, contribuindo para desenvolver não só a parte econômica, mas também a área social”, ressaltou Fabiano Borré, CEO da vinícola UVVA, que já recebeu quase 20 mil turistas, desde a sua inauguração, em 2022.
Para a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta, “a rota do vinho vai diversificar ainda mais a oferta de segmentos turísticos da Chapada, que já é reconhecida por ser um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil”.
“Essa rota seria impensável há dez anos e, com muito trabalho, dedicação e persistência, conseguimos realizar o sonho”, completou Jairo Vaz, proprietário da vinícola Vaz, que recebe cerca de 2,5 mil visitantes por mês.
A agente de viagens Adriane Virgílio, da FlyTour, que organiza passeios para as vinícolas de Morro do Chapéu, destacou o potencial da região. “As pessoas ficam surpresas quando descobrem que já há quatro vinícolas funcionando lá e outras chegando. E o mais bacana é que a região oferece outros atrativos para combinar com essa experiência do enoturismo, como queijos artesanais, charcutaria e fábrica de óleos essenciais”.
O Bahia Vinho Show acontece até este sábado (7), reunindo exposição de marcas, workshops e degustação. No estande da Setur-BA, são divulgas as 13 zonas turísticas do estado, com ênfase na Chapada Diamantina.
Receita de Itacaré vence o Concurso da Moqueca 2024
A Maxixada Terra e Mar, da chef Thiara Novaes, do restaurante Mirantes Marina, em Itacaré, na Costa do Cacau, foi a vencedora do Concurso da Moqueca 2024 e levou o troféu Dendê de Ouro. A final da competição teve representantes das 13 zonas turísticas da Bahia, na tarde de sábado (7), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Em segundo e terceiro lugares ficaram os estabelecimentos Oásis D’Moura (Santo Antônio de Jesus – Caminhos do Jiquiriçá) e Sabor da Serra (Lençóis – Chapada Diamantina), respectivamente. O evento foi promovido pela seção baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), em parceria com as secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
“É uma sensação imensurável. Não tenho como descrever a emoção de estar levando para minha amada Itacaré o prêmio de melhor moqueca da Bahia. Vamos continuar defendendo o nosso destino, com a gastronomia do Mirantes Marina”, comemorou a chef Thiara Novaes, que usou na receita maxixe, carne seca, camarão e ovo de galinha caipira.
“O concurso é uma demonstração da criatividade única na culinária, que só os baianos possuem, com a participação de todas as zonas turísticas do estado. Os estabelecimentos vencedores e os que não ganharam troféus estão de parabéns, pela contribuição para a qualificação do turismo gastronômico”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“A segunda edição foi um sucesso, nesse grande envolvimento de restaurantes e chefs de cozinha. A parceria com o Governo do Estado, que começou na primeira edição, teve um papel fundamental na organização do concurso, uma festa de sabores que entrou para o calendário de eventos turísticos da Bahia”, ressaltou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.
Após a premiação, o show do cantor Viny Brasil animou baianos e turistas que prestigiaram a escolha da melhor moqueca. “Um evento como esse contribuiu para a movimentação econômica dos lojistas e confirma a vocação da tradicional Ceasinha, como atração turística para os que visitam a nossa terra”, disse o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Dionísio Rios, conhecido como Alemão.
Fotos: Tatiana Azeviche- Ascom Setur-BA.

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