Por Marcelo Fontes –
A temporada de pré-verão em Praia do Forte e seu entorno como Guarajuba, Itacimirim, Lagoa Aruá, Imbassaí, Santo Antônio e Massarandupió, foi marcada pelos sabores e refrescância das Entradinhas e Petiscos de Verão, com Drinks regionais, tema do XVIII Festival Tempero no Forte, que terminou nesse domingo, 15 de dezembro, com saldo positivo para os 32 restaurantes participantes.

Durante os onze dias do evento cultural e gastronômico, o público aproveitou para comer e beber os pratos e os drinks do Festival, que teve um ótimo retorno de vendas para os restaurantes, pousadas e hotéis participantes, e ainda, entre uma programação e outra, curtiram os shows musicais e os shows de chefs e bartenders da Cozinha Show, sempre parada obrigatória para muitas pessoas que estavam na Praia do Forte. “É um privilégio ter em Praia do Forte um evento tão rico para o turismo e a gastronomia local. O ponto alto pra mim é a “Cozinha show” onde temos a oportunidade de conhecer, degustar e aprender com grandes chefes”, afirmou Kelly Blanca, empresária e moradora local.
“Achei incrível. Maravilhoso poder conhecer chefs incríveis como a Morena Leite e a criadora do pãozinho delicia, Elíbia Portela, uma fofa. Aproveitei para jantar um dos pratos feitos para festival no Bela Nordestina”, é o que disse a turista Paulista e nutricionista, Maria Fernanda Frederico. Já a assistente social, Celi Terto, adorou as duas aulas assistidas: “Foram experiências incríveis porque demonstraram receitas, saborosas e com o toque regional do Nordeste”. Mais uma vez, o Tempero no Forte cumpriu seu papel social, cultural e gastronômico, e aqueceu o trade turístico e econômico local com o fluxo de visitantes, que alcançou quase 90% de ocupação no destino, além de melhorar os serviços turísticos com Oficina para o “Trade”, que teve vagas completas, em parceria com o Senac.
O Tempero no Forte (@temperooficial_) este produto turístico e cultural que atrai pessoas das mais diferentes localidades, movimentando a economia criativa das regiões onde atua, foi realizado e produzido pela 2D Projetos Culturais e Eventos, com patrocínio da Bahiagás e apoio da AmBev, Turisforte, Senac, Tidelli, Monte Rodovias, Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Prefeitura de Mata de São João e Governo da Bahia. Mais informações no site www.temperooficial.com.br/praiadoforte