Consumo em bares e restaurantes em alta

 

O final de ano é período tradicionalmente movimentado para bares e restaurantes. O pagamento do 13º salário, aliado às férias e às celebrações de fim de ano, faz com que o setor registre um aumento no número de clientes. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em outubro, 78% dos estabelecimentos esperam um crescimento no movimento durante essa temporada.

Com a elevação do poder de compra proporcionado pelo 13º salário, os gastos com alimentação fora do lar tendem a aumentar. A temporada de comemorações impulsiona essa tendência, ainda que o ganho extra seja distribuído por outros segmentos. Para Val Cabral, proprietária da lanchonete Le Gateau, na favela Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), essa diversificação não afeta negativamente o faturamento do seu negócio.

“As pessoas consomem mais, é um dinheiro extra. Muitos compram um celular, utensílios para o lar ou eletrodomésticos, principalmente aqui na minha comunidade e região. Mas no meu estabelecimento, que é voltado para lanches, até as vendas na hora do almoço têm aumentado bastante, desde a primeira parcela do 13º”, explica Val.

Essa mesma tendência é observada em outras comunidades. Em Campo Limpo, na periferia de São Paulo (SP), Rodrigo Chad, proprietário do restaurante Delícias da Tia Cida, relata que a maior circulação de pessoas pelas ruas também favorece o aumento no número de clientes.

Foto: David Rego Jr – Arquivo Portal Turismo Total

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *