Seleucia Fontes –
A beleza do Estado do Tocantins transcende seus destinos turísticos. Ela está presente também ao longo dos caminhos que interligam cidades e atrativos, compondo cenários onde o Cerrado predomina, mas também a vegetação pantaneira e a influência amazônica se revelam em harmonia. Seja em uma curva que descortina uma serra ou em retas margeadas por lagos e vegetação exuberante, o Tocantins oferece experiências visuais únicas que enriquecem qualquer roteiro.
Embora o acesso ao Estado seja possível por transporte aéreo, muitos de seus lugares mais encantadores são acessíveis apenas por via terrestre. E essa limitação se transforma em um privilégio: a oportunidade de vivenciar uma viagem onde o caminho é tão especial quanto o destino final.
Entre os percursos que merecem destaque estão Taquaralto a Taquaruçu (TO-030), um trajeto que corta serras, com vistas impressionantes que antecipam a chegada ao distrito de Palmas, famoso por suas cachoeiras e clima ameno.
Já a região Sudeste, que reúne alguns dos mais belos atrativos da Região Turística das Serras Gerais, vistas deslumbrantes não faltam. É o caso da TO-050, onde o caminho para Arraias é marcado por paisagens que misturam serras e extensões verdes. Entre Combinado e Lavandeira, o verde predomina e margeia a TO-110, um percurso onde a riqueza natural do Tocantins está sempre à vista. E no caminho para a Taguatinga (TO-242), o visual das Serras Gerais é de tirar o fôlego e encanta qualquer visitante.
A região norte do Estado também reserva seus encantos. No trecho da TO-010 entre Babaçulândia e Wanderlândia, restaurado pela gestão Wanderlei Barbosa, o trajeto é um convite para admirar as nuances do Cerrado em sua plenitude. E não se pode deixar de citar o Jalapão, onde as dunas, a Serra do Espírito Santo e campos úmidos repletos de buritis e ramos de capim-dourado emolduram a paisagem.
Inspirações
Edwin José da Rocha, comerciante de 58 anos, conta que costuma dirigir muito pelas estradas do Tocantins, indo para Brasília ou para o Nordeste. “Mas o trecho mais bonito que já vi foi indo para o Jalapão. Subindo aqui de Taquaruçu, passando por Santa Teresa e Ponte Alta, as serras são maravilhosas. Outro trecho que sempre me impressiona é a chegada em Arraias. E também vindo de Lajeado para Palmas, com o lago ao lado, é de uma beleza única. Na verdade, quase todas as estradas do Tocantins têm algo especial para mostrar”, elogia.
Júnior Guerreiro, empresário maranhense, descreve sua surpresa ao visitar o Estado. “Recebi um convite inesperado para conhecer as prainhas ao redor de Palmas. No caminho, fui surpreendido por cenários que nunca imaginei ver tão perto de casa. Os paredões de montanha e a vegetação com tons de verde especiais eram impressionantes. O horizonte se abria para lagos gigantescos, e cada curva revelava algo novo”, descreve, ressaltando que foi uma experiência que encheu a alma e superou todas as suas expectativas. “O Tocantins é um tesouro que merece ser explorado devagar, apreciando cada detalhe”, detalha.
Infraestrutura
Para valorizar ainda mais as viagens terrestres e garantir melhores condições aos viajantes, o Governo do Estado tem investido em obras rodoviárias que, somente em 2024 somaram aproximadamente R$ 600 milhões. Esses recursos estão sendo aplicados na recuperação e pavimentação de estradas, ampliando a segurança e a acessibilidade. O objetivo é não apenas facilitar o deslocamento, mas também valorizar as paisagens naturais que tornam o Tocantins único.
“As obras de recuperação asfáltica e novas pavimentações em todas as regiões do Estado é um dos grandes legados do Governador Wanderlei Barbosa, que já anunciou a continuidade desse trabalho em 2025. Estradas melhores trazem benefícios a todos os tocantinenses, especialmente aqueles que atuam com o turismo”, afirma o secretário do Turismo, Hercy Filho.
Com Sol ou com chuva
Viajar pelo Tocantins é mais do que chegar a um destino; é percorrer caminhos que transformam cada trajeto em uma memória inesquecível. Neste período, até meados de abril, as chuvas que tornam o Cerrado ainda mais exuberante intensificam a experiência, com tons de verde que parecem saltar aos olhos.
Seja qual for o percurso, o Tocantins mostra que a jornada começa na estrada, onde a natureza é o guia e o viajante é presenteado com paisagens que renovam o espírito e deixam saudade. Quem se aventura por suas vias descobre que, por aqui, o caminho é sempre parte do destino.