Saiba quais são as tendências em viagens e turismo para 2025

Com o início de mais um ano, a Amadeus lança um olhar sobre o futuro do setor do turismo a nível global no relatório “Travel Trends”, elaborado em colaboração com a Globetrender.

De acordo com o “Travel Trends 2025” da Amadeus, realizado em colaboração com a Globetrender, são cinco as tendências principais a ter em conta para este ano que se inicia.

Travel And Journey World Map With Point Mark Airplane Route Diagram Infographic Background Design Template

 

Viagens Nostálgicas

A nostalgia alimenta o surgimento de viagens que revivem tempos antigos, nos quais o passado ocupa um lugar central. Do regresso dos filmes e séries dos anos 90, à paixão da Geração Z pelas câmaras digitais, a cultura abraça o retro para onde quer que olhe.

De acordo com um inquérito realizado pela Crystal Ski Holidays, 60% dos britânicos tentaram recriar as suas viagens favoritas de infância com os seus filhos, com 90% a levar os seus filhos aos mesmos sítios que frequentavam quando eram jovens.

Experiências de voo personalizadas
Até 2025, as viagens aéreas atingirão novos patamares de personalização, combinando tecnologia inteligente com experiências de voo personalizadas. Embora muitos passageiros consumam conteúdos nos seus próprios dispositivos, as companhias aéreas estão a aumentar a aposta ao combinar entretenimento algorítmico com sistemas de bordo hiperpersonalizados que oferecem conteúdos atualizados – desde filmes e séries de televisão, a anúncios e artigos de compras personalizados para cada passageiro, nas suas preferências históricas (enquanto membros de programas de fidelização).

Hotéis com personalidade

Em 2025, os hotéis serão notícia por se tornarem cada vez mais destinos por direito próprio e o novo motivo para viajar. A especificidade dos serviços oferecidos e a integração plena nos ambientes e comunidades locais, permitirá a imersão dos hóspedes na cultura local, na história e na beleza natural do seu meio envolvente.

De acordo com a DataIntelo, o mercado global de Boutique Hotéis foi avaliado em 100 mil milhões de dólares, prevendo-se que atinja os 180 mil milhões de dólares, em 2032.

Ressurgimento da Ásia

Após anos de restrições de viagem, os viajantes estão ansiosos por redescobrir os tesouros culturais da Ásia. A China está a abrir as suas portas a milhões de pessoas ao expandir a isenção de vistos, e a Tailândia, com os seus novos vistos para nômades digitais e um programa mais amplo de isenção de vistos para 93 países, deverá atrair um público global.

O relatório avança que, em 2025, “as viagens de entrada e saída de e para a da Ásia (e, mais significativamente, da China) deverão finalmente atingir os níveis anteriores a 2019 e abrirão totalmente este mercado ao mundo”.

A agência americana de notação de crédito Fitch Ratings estima ser “provável” que o turismo na Ásia regresse aos níveis pré-Covid durante o primeiro semestre de 2025, graças, em parte, “à desvalorização da moeda, que a torna mais acessível aos para os visitantes estrangeiros”.

A contribuir para este maior fluxo de turismo em direção à Ásia aparecem, por exemplo, a transmissão da segunda temporada da série televisiva sul-coreana “Squid Game”, que deverá aumentar ainda mais o interesse em viagens à Coreia do Sul; enquanto o programa Shōgun 2024 inspirou viagens históricas ao Japão (a segunda e a terceira temporada foram também encomendadas). Já o interesse pelo Japão estará centrado na realização da Expo 2025, que terá lugar em Osaka.

Olhando para o futuro, nos próximos 15 anos, a região Ásia-Pacífico será responsável por 50% do crescimento global de passageiros aéreos (segundo a IATA), impulsionada por um aumento da população de classe média, com oito em cada dez famílias a entrar nesta classe a nível mundial na próxima década.

Redescoberta pessoal
Enfrentando o cansaço digital, os viajantes procuram trocar a sua vida plena de ligações online por novas experiências, designadamente, as viagens para fazer novos amigos e até mesmo encontrar romance na vida real. De acordo com os dados de reservas da Amadeus, as viagens individuais de lazer aumentaram 15,6%, em 2023, em comparação com o ano anterior, com um aumento adicional de 9,2% em 2024.

Foto: Depositphotos.com

Fonte: publituris.pt

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *