Tarsila do Amaral, viagem ao Chile e chorinho na Varanda do Sesi, em Salvador, no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil

 
Tarsila cai no samba no Palácio de Luxemburgo!
 
 
“Tarsila et la samba” é o tema da palestra na Sala Médicis do Palais du Luxembourg, a sede do Senado francês, onde ao lado, no Museu de Luxemburgo, acontece a belíssima exposição “Tarsila do Amaral: pintando o Brasil moderno”, desde outubro, indo até 2 de fevereiro. Ela será ministrada pelo professor de Comunicação no ISIT de Paris, o jornalista mineiro Oswaldo Carvalho, que mostrará como, nas décadas de 1920 e 1930, Tarsila e outros artistas modernistas desempenharam um papel importante no esforço de transformar o samba — um gênero musical que antes enfrentava discriminação e até repressão policial — em um dos principais símbolos da cultura brasileira, em um país em busca de sua identidade nacional, 100 anos após a sua independência.
rendez-vous será das 18h30 às 20h30 da próxima segunda, dia 13. A entrada é gratuita, porém com reserva obrigatória. Mais informações: www.museeduluxembourg.fr
 
Oswaldo e “Carnaval em Madureira”, quadro de Tarsila, de 1924 (Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, em depósito na Pinacoteca do Estado de São Paulo). Crédito: Duda Tawil – PTT
 
Réveillon da Shalom em Santiago do Chile
 
Como esperado, foi um grande sucesso o Réveillon internacional da Operadora Shalom, de 2025. Desta feita, o destino escolhido foi a América do Sul, mais precisamente o Chile. A festança da virada foi no ótimo e tradicional hotel 5 estrelas do centro da capital, Santiago, o Plaza San Francisco. 
 
A viagem, tranquila, de seis dias, englobou, além da interessante capital chilena, as cidades de Valparaíso e Vinã del Mar, e no Vale do Maipo a visita a uma das 10 principais vinícolas do mundo, a famosa Concha y Toro. O grupo teve dois guias locais, ambos brasileiros, os paulistas Erik Oliveira e Cheldo, este também proprietário da empresa encarregada do receptivo do grupo de 17 pessoas da Bahia e de Pernambuco, a Partner Reps Receptivo – Chile.
 
Sempre a serviço dos agentes de viagem e de receptivo, a Shalom enfatiza a importância da parceria com todas as agências, principalmente as baianas e de Estados próximos, incentivando o passageiro a manter a fidelidade com seu agente. Todos os guias de turismo com os quais trabalha têm inscrição no Cadastur e são credenciados pela Embratur, em Brasília. 
 
E vem mais pacotes de viagem para o Carnaval, com destinos tanto no exterior quanto pelo Brasil afora. Mais informações: www.shalomtour.com.br
 
O grupo baiano no terraço da La Sebastiana, uma das três casas do saudoso poeta chileno Pablo Neruda, em Valparaíso, com o guia Erik à direita da foto (crédito: Duda Tawil – PTT)
 
 
Gente do Choro na Varanda do SESI
 
O regional Gente do Choro celebra 23 anos de tradição, improviso e alegria no SESI Rio Vermelho, em uma noite de verão com certeza deliciosa, embalada pelo chorinho, do qual o grupo é referência no gênero, com uma trajetória musical de sucesso há mais de duas décadas.
Fundado por Carlinhos do Bandolim e o saudoso Pedrinho do Pandeiro, o Gente do Choro nasceu no bairro da Liberdade, em Salvador, como uma descontraída “brincadeira musical”. Hoje, o grupo é um dos maiores expoentes do choro na Bahia e no Brasil, conquistando fãs com seu estilo único, que mistura tradição e inovação. A proposta do grupo é clara: contagiar o público com a alegria e o improviso que são as marcas registradas do choro.
O show acontece no próximo dia 13, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, como parte do projeto Segundas do Chorinho – Ano 13. Os ingressos custam R$ 30, com a casadinha antecipada por R$ 50. Informações e reservas de mesa podem ser feitas pelo zap: (71) 99160-9140.
                   O regional se apresenta na próxima “Segundas do Chorinho” (foto: Tetê Marques – divulgação)
 
 
Edição: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *