Começa esta quarta-feira em Madrid, a Feira Internacional de Turismo -FITUR. O Turismo de Portugal apresenta uma nova campanha de promoção do destino – “Portugal, uma receita por escrever”, que destaca a gastronomia como expressão da história, cultura e tradição do país.
A campanha convida todos a explorar Portugal através dos sabores e experiências gastronômicas únicas. Dirigida ao público nacional e internacional, em particular aos mercados de Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, a nova campanha “Portugal, uma receita por Escrever”, vai ser divulgada em plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube e Connected TV.
Outro dos destaques que Portugal leva à FITUR é a arte, através da “Portugal is Art” que celebra o país como destino de inspiração artística, demonstrando que que em Portugal, a arte é vivida do enoturismo, ao surf, da literatura à música ou à gastronomia, da contemplação à celebração.
Através destas campanhas destacam-se alguns dos muitos ativos que fazem de Portugal um destino único. Com uma abordagem sofisticada e inovadora, o país reforça a sua posição como um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo.
Portugal vai ter a maior participação de sempre na FITUR, ocupando uma área de 880 m2 onde se incluem as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPTS) e 119 empresas. Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal existirá pela segunda vez uma área de 764m2 ocupada por diversas entidades nacionais (CIM, Municípios) que beneficiam da exposição agregadora gerada pela marca Destino Portugal.
Apresentações, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, bem como demonstrações de tradições portuguesas são algumas das atividades programadas, com o intuito de reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, salienta que “a presença nacional na FITUR é fundamental para reforçar o nosso compromisso em afirmar o país como destino turístico sustentável, que respeita e valoriza o meio ambiente, as comunidades e as tradições, com vista a promover a atividade turística e a consolidação dos fluxos do mercado espanhol.”
De destacar que, segundo os mais recentes indicadores de performance do mercado, entre janeiro e novembro de 2024, Espanha foi o terceiro mercado emissor em termos de hóspedes, com uma quota de 12,2% e também em dormidas, com uma quota de 8,8%, a seguir ao Reino Unido e Alemanha. Relativamente às receitas, os dados mostram um crescimento de 12,5% face ao período homólogo, com Espanha a ser o quarto mercado mais relevante neste indicador.
Fonte: turisver.pt