São Paulo, conhecida por sua grandiosidade e diversidade, segue como uma das cidades mais marcantes do Brasil. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento de mercado e comportamento do consumidor, feita com mais de 1200 brasileiros acima de 18 anos, 55% dos brasileiros dizem conhecer bem a capital paulista, seja por morarem, trabalharem ou terem vínculos diretos com a cidade. Outros 25% já visitaram a metrópole diversas vezes, enquanto 17% a conhecem apenas por meio da mídia.
São Paulo ainda é um destino de oportunidades. Para aqueles que consideram se mudar, 43% optariam por locais na região metropolitana, enquanto 33% prefeririam o interior do estado. Isso porque São Paulo é o aluguel mais caro do Brasil e 38% das pessoas sabem disso.
Parques e esportes
Para moradores, o Parque do Ibirapuera lidera como o ponto turístico mais recomendado, com 30% das menções, seguido pela Avenida Paulista (18,8%) e pelo histórico Museu do Ipiranga (11,1%).
Para todos os brasileiros, São Paulo também é a terra do futebol, 65% consideram o esporte o principal da cidade. 38% acreditam que a corrida de rua representa um esporte bem paulistano. Para quem vive e conhece bem a cidade, o ranking é bem parecido, 69% também considera o futebol como principal esporte e 44%, a corrida de rua. Berço de competições como a São Silvestre, é natural que haja essa forte conexão com a corrida.
Gastronomia e cultura como pilares paulistanos
A culinária paulistana é um dos elementos mais marcantes da cidade. O icônico sanduíche de mortadela do Mercado Municipal foi apontado por 49% dos brasileiros como o prato que melhor representa São Paulo, seguido pelo pastel (36%) e pela coxinha (17%).
Já entre os moradores ou conhecedores de São Paulo, há uma inversão. O pastel representa a capital para 48% enquanto o sanduíche de mortadela é o ícone da cidade para 47%.
Na música, São Paulo mantém sua essência cultural única. Entre os moradores e conhecedores da cidade, artistas como Adoniran Barbosa (7%) e os Demônios da Garoa (14,4%) são citados como os maiores representantes da alma de São Paulo. Ao mesmo tempo, vozes contemporâneas como Criolo, Emicida e Racionais MC’s refletem a conexão da metrópole com o rap e a MPB, consolidando sua importância no cenário cultural nacional.
Ainda considerando quem conhece bem a cidade, 74% dos entrevistados acreditam que a gastronomia é a área que mais evoluiu nos últimos anos, seguida pelo entretenimento (53%) e pelo lazer em espaços públicos (34%), como parques e praças.
“A gastronomia e a cultura são elementos que conectam o passado e o presente de São Paulo. É uma cidade que oferece experiências únicas e celebra sua diversidade em cada esquina, refletindo a essência do Brasil em escala ampliada”, analisa Lígia Mello, CSO da Hibou.
Inovação versus desafios urbanos
Reconhecida como o coração tecnológico do país, São Paulo é vista como a cidade com a maior infraestrutura tecnológica por 33% dos brasileiros. 26% consideram São Paulo o lar das melhores ideias e inovações do Brasil, evidenciando sua capacidade de se reinventar mesmo diante de adversidades, como desafios cotidianos que afetam sua reputação. 60% acreditam que São Paulo está entre as cinco cidades com o pior trânsito do planeta – mesmo isso não sendo na realidade. 48% destacam o alto índice de roubo de celulares, mas também não é uma realidade, o que mostra o problema reputacional da cidade.
Quando questionados sobre os recentes períodos de chuvas intensas, 62% atribuíram o fenômeno às mudanças climáticas globais, mas outros apontaram causas locais, como poluição e falta de áreas verdes.
Trânsito
Dos 55% dos entrevistados que moram, trabalham e conhecem bem a cidade, 28% passam de 1h a 2h no trânsito. Já 22% de 30 minutos a uma hora. Apenas 16% relataram tempo de trânsito menor que 30 minutos. Sabemos que a maior parte da locomoção é para trabalhar, e 30% afirmaram que aceitariam uma remuneração menor para trabalhar remotamente.
“São Paulo é a tradução perfeita de uma cidade que nunca para. Entre desafios e avanços, ela se mantém como um ponto de convergência para inovação, cultura e diversidade. É uma metrópole que abraça suas contradições e cresce com elas”, conclui Lígia Mello.
Sobre a Hibou:
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. Foto: Shutterstock – Arquivo Portal Turismo Total.