Identidade oficial do Carnaval de Salvador homenageia os 40 anos do Axé Music

 

 

 

Prefeitura de Salvador lançou, nesta segunda-feira (27), a marca do Carnaval de Salvador 2025 em homenagem aos 40 anos do Axé Music, desenvolvida pelo designer Pedrinho da Rocha, profissional com 48 anos de experiência no cenário da folia baiana. Responsável por inovações como a criação do abadá na década de 1990, Pedrinho também acompanhou de perto o surgimento de grandes nomes do gênero.

“Para mim, é simbólico. Eu não acho que estou encerrando a minha carreira, não tenho essa visão, mas, de certa forma, é um coroamento de um trabalho que eu levei 48 anos fazendo. Estamos comemorando 40 anos de Axé e eu conheci essa galera toda. Eu acompanhei o início da carreira de Luiz Caldas. Luiz ensaiou em meu ateliê em 1983. Luiz foi o artista que deu esse start no que as pessoas chamam de Axé. Chiclete já tocava, Gerônimo, Cheiro, Luiz Muritiba. Então, é um coroamento do meu trabalho e eu me sinto muito honrado e agradecido”, afirmou Pedrinho.

Identidade visual focada em movimento e energia

A nova marca foi concebida para representar o movimento e a energia característicos do Axé Music. De acordo com Pedrinho, a escolha das cores e traços traduz essa essência.

“O conceito inicial da marca foi esse: ‘movimento e energia’. Eu busquei fazer uma marca que representasse movimento, pois eu acho que tem muito a ver com o Axé Music, e que tivesse uma combinação de cores que passasse essa energia que a música baiana permitiu não só para aqui, mas para o Brasil inteiro”, explicou o criador.

Além do conceito central, o trabalho traz elementos autorais, como uma tipografia personalizada.

“Cada letra tem uma composição monocromática. O ‘a’ da palavra axé, por exemplo, tem três tons de vermelho dentro; o ‘x’ tem três tons de verde; o ‘m’ da palavra music tem três tons de lilás. Isso aí dá até uma elegância na tipologia”, observou.

“Ao mesmo tempo que é carnavalesco, aí já é uma coisa mais minha, tem uma elegância, um charme. Cada letra é como se representasse uma fantasia que eu fiz, porque se eu pego a fantasia de um bloco, geralmente eu predomino uma cor só para dar conjunto ao bloco. Cada letra é como uma síntese do que eu fiz esses anos todos”, complementou Pedrinho.

Reconhecimento oficial

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), destacou a importância de homenagear o Axé Music. “A marca tem muito movimento, muita energia, muita cor e representa muito bem a alegria, a descontração e a energia que o Carnaval de Salvador emite para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

A secretária de Comunicação da Prefeitura, Renata Vidal, reforçou o peso histórico e comunicativo da marca.

“Primeiro que, como toda marca, ela tem que trazer um DNA, contar uma história, dizer o que ela representa. Não é simplesmente uma marca gráfica, ela traz uma identidade e uma representação. Imagine a responsabilidade quando se fala de um Carnaval de Salvador, da importância da concepção dessa marca do ponto de vista representativo”, pontuou.

Renata destacou ainda os desdobramentos criativos proporcionados pela nova identidade visual. “Tudo deve ser feito com harmonia, sendo um carnaval colorido, uma marca que está presente e veste toda a cidade, que apoia patrocinadores, que sinaliza, então ela tem realmente uma importância muito grande, ao pensar que ela se desdobra nessa necessidade que o Carnaval traz de comunicar com a população a Prefeitura e os seus serviços”, concluiu. Fonte: Muita Informação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *