Com o objetivo de possibilitar aos guias de turismo que trabalham em Salvador uma formação específica para atender grupos de peregrinos ou fornecer informações aos turistas em geral sobre os atrativos de matriz católica na cidade, a Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur) em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (SingTur) está fornecendo um treinamento gratuito esta semana no Centro de Pastoral da Arquidiocese (Garcia).
As aulas acontecem das 18h30 às 21h30 e encerram nesta sexta, 25, com entrega de certificados e do bóton simbólico que será usado por todos os que forem capacitados. É a primeira turma de profissionais que está sendo preparada para atender os visitantes do turismo religioso ou que chegam a Salvador em busca dos atrativos religiosos.
A capacitação integra projeto da pastoral de ampliar o público que chega a Salvador impulsionado pela religiosidade latente da cidade -o que fez que a Pastur iniciasse uma série de ações que envolvem os atores de seu principal produto: um roteiro que passa por localidades que são referências de oração e de cristandade.Segundo Padre Manoel Filho, coordenador geral, o objetivo é aprimorar as ações receptivas ampliando a capacidade para receber um número de peregrinos maior do que no último ano.
ROTEIRO – O roteiro que já está sendo comercializado pelas agências de turismo, sobretudo as especializadas em turismo religioso, inicia na Igreja de Santa Luzia (onde os peregrinos poderão ter a experiência de se benzer com a água benta e milagrosa da santa conhecida como padroeira dos que têm problemas de visão ou que precisam de “luz para enxergar”); prosseguem para visita ao túmulo e memorial Irmã Dulce e seguem para a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, onde participam de celebração eucarística.
A próxima parada é o Mosteiro Salvador, em Coutos, onde os peregrinos são convidados para um momento de imersão, recebidos pelas monjas beneditinas. No mosteiro, é fornecido o almoço. Depois, os visitantes vão conhecer a comunidade católica dos Alagados, inaugurada pelo Papa João Paulo II em sua vinda a Salvador em 1980.