Por Victor Jorge –
Lisboa e Porto fazem parte das 100 melhores cidades do mundo para turismo, ranking elaborado pela Euromonitor International no seu “Top 100 City Destinations Index 2024”. São Paulo e Rio de Janeiro também estão na lista.
Esta listagem compara 55 métricas diferentes, em parceria com a Lighthouse, em seis pilares-chave para 100 destinos urbanos, a fim de criar um índice global de atratividade das cidades. Assim, analisa o Desempenho Económico e Empresarial, o Desempenho do Turismo, a Infraestrutura Turística, a Política e Atratividade do Turismo, a Saúde e Segurança, e a Sustentabilidade.
Lisboa aparece em 29.º lugar, enquanto o Porto surge na 75.ª posição num ranking liderado por Paris, seguindo-se, no Top 3, Madrid e Tóquio.
Apesar das projeções positivas de recuperação, desafios como “a escassez de mão de obra, as tensões geopolíticas e uma economia frágil irão persistir, limitando o crescimento das cidades”, refere a Euromonitor nesta sua análise.
Destinos “menos explorados” e cidades de “terceira categoria” deverão ganhar popularidade, à medida que os viajantes procuram “tesouros escondidos, experiências fora da época alta e um turismo mais lento”, apontando-se que “os consumidores darão prioridade a experiências culturalmente enriquecedoras e personalizadas, tornando-as a nova ‘moeda’ do turismo”.
De acordo com as contas da consultora, as chegadas internacionais a nível global registaram um aumento de 19%, em 2024, impulsionadas pela forte procura turística. A Europa continua a ser a região mais popular, atingindo 793 milhões de viagens internacionais ao longo do ano.
Até 2030, as estimativas referidas pela Euromonitor apontam para que os EUA, a Turquia e a China se tornem nos destinos com o maior crescimento no volume de chegadas internacionais, concluindo que “os gastos com turismo internacional totalizaram 1,9 biliões de dólares (cerca de 1,8 biliões de euros) em 2024”.
Para o período de 2024-2030, o gasto médio por viagem de turistas que chegam ao destino deverá registar “o maior crescimento em mercados como os Países Baixos, a China e a Polónia. Nova Iorque, Los Angeles e Tóquio são as cidades projetadas para apresentar os maiores níveis de despesa dos consumidores até 2040, em termos absolutos”.
No que toca aos seis pilares analisados pela Euromonitor, Paris lidera no pilar da Infraestrutura Turística, uma força atribuída à vasta gama de eventos desportivos que acolheu ao longo do ano, incluindo os Jogos Olímpicos de Verão. Além disso, alcança o terceiro lugar nos pilares de Desempenho do Turismo e Política e Atratividade do Turismo. Madrid ocupa a segunda posição no ranking geral, graças à sua estratégia de Sustentabilidade e ao compromisso com a promoção de um Turismo Responsável. Já Tóquio e o terceiro lugar beneficiam da atratividade para eventos MICE, oferecendo maior acessibilidade financeira e boas infraestruturas.
Como conclusão, a consultora refere ainda que, em 2024, as cidades globais apostaram cada vez mais em “eventos desportivos e culturais para impulsionar as receitas do turismo”.
“As melhorias na infraestrutura e o marketing ao longo do ano têm captado a atenção dos viajantes, criando novas oportunidades de crescimento” e com a preocupação renovada com o turismo excessivo a aumentar, “os destinos continuam a aplicar impostos e taxas de entrada mais elevados, a promover o turismo ao longo de todo o ano, a recompensar práticas sustentáveis e a adotar soluções de inteligência artificial generativa”, termina a Euromonitor.
Veja a lista das melhores cidades do mundo para turismo, de acordo com o “Top 100 City Destinations Index 2024” da Euromonitor International:
- Paris
- Madrid
- Tóquio
- Roma
- Milão
- Nova Iorque
- Amsterdão
- Sydney
- Singapura
- Barcelona
- Taipei
- Seul
- Londres
- Dubai
- Berlim
- Osaka
- Bangkok
- Los Angeles
- Istambul
- Melbourne
- Hong Kong
- Munique
- Las Vegas
- Florença
- Praga
- Dublin
- Quioto
- Viena
- Lisboa
- Veneza
- Kuala Lumpur
- Atenas
- Orlando
- Toronto
- Miami
- São Francisco
- Xangai
- Frankfurt am Main
- Copenhague
- Zurique
- Washington, D.C.
- Pattaya-Chonburi
- Vancouver
- Estocolmo
- Cidade do México
- Oslo
- São Paulo
- Phuket
- Helsínquia
- Bruxelas
- Budapeste
- Cantão (Guangzhou)
- Nice
- Palma de Maiorca
- Honolulu
- Pequim
- Varsóvia
- Sevilha
- Valência
- Shenzhen
- Doha
- Abu Dhabi
- Antália
- Fukuoka
- Sapporo
- Busan
- Macau
- Edimburgo
- Montreal
- Cancún
- Bolonha
- Rodes
- Verona
- Deli
- Porto
- Cidade de Ho Chi Minh
- Buenos Aires
- Marne-la-Vallée
- Rio de Janeiro
- Cracóvia
- Heraclião
- Johor Bahru
- Hanói
- Tel Aviv
- Sharjah
- Tessalônica
- Lima
- Medina
- Tbilisi
- Riade
- Tallinn
- Marraquexe
- Meca
- Denpasar
- Punta Cana
- Santiago
- Vilnius
- Jerusalém
- Zhuhai
- Cairo