No último fim de semana, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) deu continuidade à ação “Esperando o Carnaval da Bahia”, com atrações musicais e ativações, na capital e no interior. A iniciativa animou milhares de baianos e turistas, movimentando a economia dos destinos.
Em Salvador, o bairro do Rio Vermelho foi palco para a bateria do bloco afro Muzenza e distribuição de material sobre turismo sustentável, saindo do Sesi em direção aos largos de Santana e da Mariquita. No Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), houve apresentação dos afoxés Filhos de Onira e Templos dos Orixás e desfile cultural de matriz africana. O show do cantor Vini Brasil e a Festa do Banjo Novo aconteceram no Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo, respectivamente.
No Nordeste de Amaralina, o Projeto Auê movimentou a comunidade. Na Cidade Baixa, o “Grito de Carnaval” lotou a Feira de São Joaquim, na levada do samba e pagode. No Subúrbio Ferroviário, o evento Verão Afro-Percussivo levou animação para o Centro de Abastecimento de Paripe. “Acho o Carnaval da Bahia sensacional. A energia daqui é muito diferente, sem nada igual no restante do país. É uma cultura única”, elogiou a goiana Mábylle Milhomem, 31 anos, que veio passar a festa em Salvador.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, o local escolhido para a ação da Setur-BA foi a Praça do Mercado, com a banda de sopro e percussão Os Charangas, além de ativação turística em bares e restaurantes. Ainda na região, houve o Carnaval antecipado de Brotas de Macaúbas. “Lençóis é ótima, e fiquei com muita expectativa para o início do Carnaval, depois dessa alegria na cidade, antes da festa”, disse a catarinense Ana Maria Meurer, 35 anos, que escolheu a Chapada durante a folia.
Na Costa do Cacau, o Rixô Elétrico desfilou por ruas de Itacaré, tocando sucessos da axé music, com coreografias que foram seguidas pelos turistas; e o bloco infantil Pirulito animou pais e filhos, no bairro Hernani Sá, em Ilhéus. “Estou adorando Itacaré. A felicidade das pessoas é contagiante”, relatou o argentino Miqueas Brasca, 29 anos, que preferiu curtir o período momesco na região cacaueira.
A programação incluiu, também, a festa do Bloquinho Vitamina D, em Serrinha, nos Caminhos do Sertão; e o Carnaval Cultural de Caculé e show de Larissa Melo, em Carinhanha, nos Caminhos do Oeste.
Foto: Tatiana Azeviche-Setur-BA