Azul torna-se vice-líder no corporativo nacional

Foto: Divulgação

Por Rodrigo Vieira

A Azul colhe os frutos de sua estratégia de brigar pelo passageiro corporativo com rotas pulverizadas pelo Brasil. A companhia, que detém exclusividade em uma série de cidades pelo interior do País, principalmente em mercados inclinados ao agronegócio, ultrapassou a Latam Airlines no ranking de faturamento dos associados Abracorp no primeiro semestre deste ano, mesmo tendo vendido menos bilhetes do que a concorrente.

A aérea de hub em Campinas (SP) somou mais de R$ 592,7 milhões e assumiu a vice-liderança, com 8,3% de alta na comparação com os seis primeiros meses de 2016. Terceira colocada, a Latam somou cerca de R$ 583,1 milhões, com 3,4% acima no mesmo período comparativo.

A liderança do ranking segue com a Gol, que faturou mais de R$ 622,5 milhões na soma das 30 agências associadas Abracorp, 8,3% de alta ante o primeiro semestre de 2016. Com R$ 222 milhões vendidos, a Avianca Brasil foi a que mais cresceu, 18,1%, embora siga na quarta colocação entre as quatro grandes.

Desta maneira, a Gol vendeu 30,5% dos bilhetes da Abracorp, seguida por Azul (29,1%), Latam (28,6%) e Avianca Brasil (10,9%).

Por outro lado, a Latam superou a Azul na venda de bilhetes. Contabilizou 1,05 milhão de tíquetes no primeiro semestre, enquanto a aérea presidida por John Rodgerson vendeu 904,5 mil. Sinal de que o tíquete médio da Azul está mais alto, muito por conta da liberdade tarifária que tem nesses mercados remotos.

Outro dado que chama atenção é a brusca queda da soma das “demais companhias”, isto é, das aéreas pequenas e regionais. Para o diretor executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, isso se deve mais à queda de demanda do que perda de passageiros para as grandes. Fonte: Panrotas

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *