Canindé de São Francisco: Um oásis no sertão do Nordeste

 

Por Nelson Rocha (Texto e fotos)

O município de Canindé de São Francisco, situado no extremo noroeste do estado de Sergipe, distante 213 quilômetros da capital Aracaju, vem se consolidando como um dos principais destinos turístico do Nordeste brasileiro. O Portal Turismo Total teve a oportunidade de visitar a cidade, que dá acesso aos turistas para desfrutar do prazer de navegar pelo rio São Francisco e descobrir a beleza de seus cânions, constatando ser a região do Xingó um oásis em pleno sertão.

Catamarãs estão à disposição dos turistas que chegam diariamente, para um inesquecível passeio pelos cânions de Xingó

São inúmeras as atrações que encantam os visitantes na região do São Francisco, que envolve  os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia.  Gastronomia, história, turismo ecológico e aventura estão no roteiro dos que desembarcam em Canindé, território sergipano.

 “Esse é um destino muito especial para brasileiros e estrangeiros, o carro-chefe de Sergipe. A beleza natural é fantástica, mas falta divulgação para atrair mais turistas”, observou Miriam Petrone, presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), quando de uma visita técnica a Canindé de São Francisco.

O Museu de Arqueologia de Xingo, projeto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está localizado próximo a Usina Hidroelétrica de Xingó

“Nós temos o turismo ligado ao cangaço, com trilhas à margem do rio, que levam ao local onde Lampião e seu bando foram abatidos. Temos também o Museu Arqueológico do Xingó, com a história da passagem do homem por aqui há nove mil anos atrás; a trilha do Vale dos Mestres, que mostra os paredões com pinturas rupestres e artefatos que comprovam a presença do homem pré-histórico na região; o Eco Parque Mundo Novo, uma fazenda totalmente preservada  onde é possível contemplar um dos mais belos pôr do sol; o passeio de barco pelos cânions do Xingó e uma culinária muito rica com ingredientes da caatinga. Enfim são muitos coisas pra se ver que num dia só não dá pra desfrutar. São necessários três, quatro, cinco dias”, pontuou  Kaká Andrade, secretário de Turismo, Cultura e Esportes do município.

Margem do Velho Chico, que já foi cenário de novela e tragédia, com o afogamento do ator Domingos Montagner

Em setembro de 2016 o destino foi destaque na mídia nacional com a morte, por afogamento, do ator Domingos Montagner nas águas do Velho Chico, nome também da novela que ele gravava no local.

 “Ele e a atriz Camila Pitanga foram nadar numa região perigosa, estavam desavisados e, infelizmente, ocorreu esta tragédia. Ele já tinha uma relação de proximidade com a comunidade e a morte dele foi um clamor. As pessoas daqui da região choravam como se tivessem perdido um parente”, comentou Kaká, que também apontou o forró autêntico e canoas com carrancas como outras agradáveis atrações turísticas.

O turismólogo Genilson Aragão, gestor dos grupos MFtur e WB Empreendimentos Turísticos, afirma que, para quem desejar fazer um passeio inesquecível pelos cânions do Xingó,  o primeiro disponibiliza  catamarãs com  vasta programação gastronômica e cultural, saídas darias às 11 horas. Outra maneira de conhecer a exuberante paisagem é curtir vista panorâmica em voo de helicóptero.

Tomar banho de rio é um dos passatempos preferidos dos visitantes, que se encantam com a beleza natural local

“O brasileiro, e em particular o baiano, é um grande consumidor dos nossos produtos turísticos. É uma felicidade muito grande, pra nós sergipanos, termos esse trabalho com a Bahia, especialmente com Salvador. Os soteropolitanos são sergipanos por natureza, eles amam isto aqui. Só contemplando uma brincadeira entre sergipano e baiano, é música para os nossos ouvidos quando os baianos dizem que Aracaju é o quintal da Bahia, porque poucas casas têm um quintal tão bonito como este aqui”, diz em tom de humor

 

 

Turistas contemplam a paisagem e registram cada momento da passagem do catamarã por entre os rochedos do Xingó

Para Érica Ribeiro, presidente da Associação dos Guias de Turismo de Sergipe, além das belezas naturais o turista desfruta em Canindé de São Francisco, e em todo o estado, da “tradicional hospitalidade do povo nordestino, e o sergipano não fica atrás, e de  uma rede hoteleira muito bem equipada, não só na capital como no interior. Canindé tem cenários deslumbrantes de tantos filmes e novelas. Quem visitar Sergipe e aqui não aparecer é como ir a Roma e não ver o Papa, ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. O nosso principal passeio é o dos cânions do Xingó, que deixa todo mundo encantado. É emocionante realmente”, comenta com entusiasmo.

Por essas e outras atrações, Sergipe irá receber o seu primeiro voo internacional no dia  4 de novembro de 2017, quando um avião da Gol partirá de  Buenos Aires com destino a Aracaju, transportando turistas argentinos, uruguaios e chilenos. Tanto a capital sergipana, quanto  cidades turísticas como Estância, São Cristovão, Laranjeiras e Canindé, certamente vão recebê-los, literalmente, com tapetes vermelhos.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *