Cine brasileiro em Paris, guia dos chefs, música e teatro em Salvador estão no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil#

27° Festival do Cinema Brasileiro de Paris 
 
A fachada do icônico Cine L´Arlequin, na Rue de Rennes, 6° distrito da Cidade Luz, vai se vestir novamente com as cores amarela e verde para acolher, como anualmente faz, o Festival du Cinéma Brésilien de Paris, na sua 27a edição, a partir de 29 vindouro até 6 de maio. É um evento da Jangada Produções, tendo à frente a agitadora e produtora cultural Kátia Adler e equipe.
 
Desta feita, o festival se insere na programação da festejada e prestigiosa Saison/Temporada do Brasil na França de 2025, e entre as personalidades da 7a Arte brasileira anunciadas, estão as atrizes Dira Paes, Maria Fernanda Cândido e Silvia Buarque, o realizador Karim Aïnouz, o acadêmico Ailton Krenak, o pianista Philippe-Baden Powell, e a madrinha do evento, Marina Foïs. Na vasta programação da telona haverá oito filmes em competição, com votos somente do público.
 
Um dos pontos altos deste ano será certamente a participação da Associação Memória da Resistência Brasileira na França, que, em parceria, com a Associação Jangada, no dia 1º de maio, data simbólica das lutas sociais, estará presente em um debate após a exibição do mundialmente aplaudido filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles Jr., primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil, este com as presenças confirmadas de Analu Paiva, filha da protagonista do filme, Eunice Paiva – soberbamente interpretada por Fernanda Torres – a advogada e ativista pelos direitos humanos, pela luta dos indígenas e pela democracia, e da atriz Bárbara Luz. 
 
Na ocasião, a entidade apresentará o projeto que reúne o material histórico, de 2016 a 2023, da luta pela democracia da diáspora brasileira na França.
 
Mais informações: www.jangada.org
A atriz paraense Dira Paes estará presente no festival (foto: divulgação)
 
 
Novo guia dos Maîtres Cuisiniers da França
 
A prestigiosa Maison des Maîtres Cuisiniers de France, no 2° distrito de Paris, foi o cenário ideal do lançamento de uma das bíblias da gastronomia na França, o Guia/Guide 2025 que reúne os grandes chefs, ou mestres, da arte da boa mesa. Ele se deu na presença da madrinha do evento, Marilou Berry, durante um coquetel/almoço assinado por alguns dos próprios chefs, presentes no rendez-vous
 
Ele aconteceu e acontecerá também em seis outras regiões da França, gradativamente, até 23 de junho. Houve igualmente espaço para produtores e representantes de marcas gourmet, a saber, por exemplo, de Modena, na Itália, a Giusti (www.giusti.com), que existe desde 1605, a confeccionar um dos melhores vinagres balsâmicos do mundo! A fábrica de facas ou coutellerie Le Cuisinier Français (www.lecuisinierfrancais.com), vinda da cidade de Thiers, no departamento de Puy de Dôme. E ainda a Masse (www.maison-masse.com), a maison/casa do foie gras desde 1884, instalada no centro de abastecimento de Rungis, na região parisiense.
 
Mais informações no site da associação das cheffes e dos chefs: Association des Maîtres Cuisiniers de France www.maitrescuisiniersdefrance.com
Edoardo e Christiane representaram a modenesa Giusti (crédito: Duda Tawil – PTT)
 
Gypsy Guitars no Bal Blomet, ontem
 
Uma das mais belas casas de espetáculos de Paris para a cena jazz e outros gêneros de alto bom gosto musical, o Bal Blomet, no 15° distrito de Paris, ontem abriu as suas portas para a apresentação do novo álbum “Gypsy Guitars 2”. O trio é formado por Angelo Debarre (violão), Frank Anastasio (baixo) e Serge Camps (violão), e o show foi proposto pela célebre revista Jazz Magazine. 
 
Essencialmente instrumental, com poucas músicas cantadas num dialeto “manouche”, ou cigano, o repertório é basicamente de canções de origem cigana, que há 35 anos encantou o público quando do lançamento do primeiro álbum, de mesmo nome, cuja tradução exata é “Violões Ciganos” (e não guitarras), um disco cult, megassucesso mundial desde então, e que se confirma hoje.
 
Mais informações: www.bayardmusique.com
   
 
O trio “cigano” encanta plateias de todo o mundo há 35 anos (crédito: Duda Tawil – PTT)
 
 
Mulheres emocionam Frank Menezes em “Aleluia!”
De volta aos palcos, no último sábado, dia 5, o literalmente espetacular ator Frank Menezes se emocionou com a forte reação do público – especialmente das mulheres – durante a comédia solo “Aleluia”, em cartaz no Teatro Módulo, na Pituba, em Salvador da Bahia. 
Disse ele: “Eu não esperava tocar tantas pessoas, ainda mais com uma comédia”, revelou. O espetáculo também recebeu elogios rasgados do jornalista Jean Wyllys, no Instagram, que destacou a força política e poética da peça. 
A temporada segue até junho, com apresentações sempre aos sábados, às 19h.
Frank dá mais um show na pele de Aleluia (foto: Edivalma Santana – divulgação)
 
 
 Julio Caldas e Eduardo Brandão no SESI 
Na próxima segunda, dia 14, às 20h, a Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador, será o palco de uma noite especial de chorinho com os talentosos Julio Caldas e Eduardo Brandão. 
 
O duo, formado pelo multi-instrumentista e pelo violonista, presta homenagem a grandes mestres do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Com arranjos refinados e interpretações cheias de lirismo, a apresentação  contará com a participação especial do percussionista Tadeu Maciel.
O show integra o Projeto “Segundas do Chorinho – Ano 13”, dedicado à valorização do choro na capital baiana.
A dupla volta à Varanda do SESI para interpretar os gênios do choro (foto: divulgação)
 
Editor: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *