Como foco na promoção de produtos, destinos e serviços turísticos voltados para o segmento de nômades digitais, a Embratur assinou, em conjunto com a NomadX, um protocolo de intenções para posicionamento do Brasil junto desse crescente público, formado por pessoas que trabalham remotamente, de qualquer lugar do mundo, com acesso à internet. A parceria foi firmada durante a WTM Latin America, nessa terça-feira (15), em São Paulo (SP), e potencializa o trabalho de promoção turística segmentada.

.
A colaboração representa uma oportunidade de promover o Brasil como um destino turístico de destaque, aumentando a visibilidade, a acessibilidade e a atratividade dos viajantes que utilizam a plataforma NomadX com a curadoria de destinos que estão prontos para receber a demanda de nômades. A parceria vai aumentar a oferta de destinos na plataforma e desenvolver ações de promoção relacionadas ao segmento de nomadismo digital.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ideia é incentivar a vinda desses visitantes, oferecendo infraestrutura e serviços que possibilitem o trabalho remoto. “A Embratur foca em inovação e em tecnologia para trazer mais estrangeiros ao nosso país e melhorar a experiência de quem vem nos visitar. É importante mostrarmos ao mundo que o Brasil possui infraestrutura e serviços que atendem à necessidade desse perfil específico de turista e, ainda, que eles possam usufruir da riqueza natural e cultural de uma forma que só o nosso país consegue oferecer”, destacou.
Para o CEO da NomadX, Gonçalo Hall, a assinatura do protocolo é um passo histórico para o Brasil no cenário global do nomadismo digital. “Estou extremamente entusiasmado em colaborar com o Brasil para posicionar o país como um dos destinos mais desejados pelos mais de 40 milhões de nômades digitais espalhados pelo mundo. O Brasil tem tudo o que esse público procura: cultura vibrante, natureza exuberante, hospitalidade calorosa e um potencial enorme ainda pouco explorado”, afirmou. “Este é apenas o começo de uma nova era para o turismo brasileiro – mais inovador, conectado e sustentável. Vamos transformar o Brasil em referência mundial para nômades digitais que buscam qualidade de vida, conexão com comunidades locais e experiências autênticas”.
Parceria
Desde 2023, a Embratur e a NomadX atuam para a promoção desse segmento do turismo. A plataforma é dedicada a nômades digitais, oferecendo soluções de acomodação e promovendo comunidades para pessoas que trabalham remotamente enquanto viajam. A empresa começou como uma plataforma de hospedagem, focando em quartos e apartamentos adequados para nômades, e desde então se expandiu para incluir iniciativas que conectam e apoiam esses trabalhadores em diversas localidades.
Além de fornecer opções de moradia, a NomadX também organiza eventos, workshops e colabora com governos e empresas para desenvolver a economia nômade em diferentes cidades e regiões, facilitando a criação de comunidades vibrantes e sustentáveis para nômades digitais em todo o mundo.
Foto: Embratur – Sebrae
Fonte: Embratur