Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, comemora a premiação nacional de vinhos produzidos no terroir do município. Os rótulos Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, receberam a excelente nota 92 e medalha de ouro, na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025, a maior degustação às cegas e a mais conceituada competição do setor no país. O evento aconteceu na semana passada, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, com a participação de mais de mil competidores de todas as regiões produtoras.
Além do vinho campeão, a Reconvexo ainda ganhou outras três medalhas de ouro, pelos rótulos Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real e Tom de Marselan, que conquistaram 91 pontos. A Vaz também conquistou a medalha de prata com o Chapada Diamantina Sauvignon Blanc, que obteve 90 pontos. A entrega das premiações será na Wine South América (WSA) 2025, a maior feira de negócios do setor da América Latina, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Segundo o vencedor Jairo Vaz, proprietário da vinícola que leva o nome da família, as premiações são boas para os negócios e ajudam a projetar o enoturismo da Chapada, segmento que tem crescido com incentivos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). “As medalhas de ouro nos credenciam, ainda mais, como produtores de vinho, na nova rota do enoturismo brasileiro, o que nos dá projeção no mercado e gera motivação nas vinícolas. É uma emoção indescritível. Isso demonstra que estávamos no caminho certo, quando decidimos iniciar a produção de vinho na Chapada, que hoje tem diversos rótulos premiados, incluindo o nosso Ferro Doido Malbec, que, em pouco tempo, recebeu 92 pontos”.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, se congratulou com as conquistas das vinícolas, que integram a Rota do Vinho da Chapada Diamantina, iniciativa da secretaria, em parceria com os produtores. “Celebramos essas premiações em uma disputa de alto nível, o que comprova a qualidade dos vinhos produzidos na Chapada, onde o enoturismo já é uma realidade, oferecendo como atrações as vinícolas Vaz, Santa Maria, Sertania e Reconvexo, em Morro do Chapéu; e a UVVA, em Mucugê; além de novos projetos de implantação em andamento. O Governo do Estado tem promovido o segmento em feiras de turismo, no Brasil e no exterior, para mostrar a boa infraestrutura que oferecemos aos apreciadores da bebida”. Foto: divulgação.