Culturama reúne música e artes visuais urbanas no coração do Rio Vermelho, em Salvador

 

 

Muitas vezes reduzido a apenas um bairro boêmio, o Rio Vermelho, em Salvador, é mais que um local de reunião de amigos. É onde a cultura e arte de Salvador pulsa nas suas mais criativas e vanguardistas versões. No domingo (18/05), a primeira edição do Culturama irá levar ao Discodelia Pub & Records (@discodelia.pub), no coração do Rio Vermelho, a partir das 15h, música, arte e solidariedade com shows de bandas baianas, exposição e venda de produtos criativos.

 Na música, a tarde-noite no Discodelia começa com a Intra (@intra.oficial), banda baiana com 20 anos de carreira trazendo aos palcos a mistura de rock alternativo, poesia urbana e existencialismo visceral. Entre as canções que serão apresentadas, destaca-se Nação Dopamina, mais recente lançamento do quinteto, que voltou à ativa no ano passado com nova formação após alguns anos de hiato.

 

 

Em seguida, será a vez da Demo Tape (@demotapeoficial), formada em 2022 por quatro músicos experientes no cenário local. O grupo vai mostrar todo o rock com influências de grunge, stoner e metal que o levou ter seus dois EPs demos lançados em 2024 – Samba do Caos e Bootleg – entre os 11 melhores álbuns do ano segundo votação pública no site El Cabong, referência na música alternativa baiana.

 

Para terminar, a Covel (@covelbanda) sobe ao palco do Discodelia para apresentar seu rock alternativo/progressivo. Com 11 de estrada, o trio camaçariense tem influências que vão do blues ao metal, emocore e rock melódico e tem como marca registrada suas letras densas e melancólicas sobre a existência, as relações e as ausências que o mundo moderno provoca.

 

Artes visuais

Nas artes visuais urbanas, serão sete expositores nesta primeira edição do Culturama que exploram diversas vertentes artísticas e colocarão trabalhos autorais à venda no evento.

 

Colagista desde 2020, Max (@aluzquevemsurgedonada) tem se dedicado ao desenvolvimento de artes para ilustrar capas de lançamentos musicais de bandas e artistas independentes de todo o Brasil. Já Elisa Portella (@elliefineart) se aventura nas mais diversas técnicas para representar a cultura popular brasileira, de rua e também denunciar sentimentos e vivências de mulheres em suas obras autorais.

 

Trabalhando com nanquim e pastel seco, Breno do Abismo (@abyss.breno) possui uma paixão pelo horror e pelo esquisito e faz arte para colocar no mundo as criaturas que se canibalizam no fundo da sua mente. Por sua vez, a sergipana Sophia Fochi (@fochiart) tem uma trajetória é movida pelo propósito de inspirar mulheres e meninas a se reconhecerem em sua arte — de forma divina, mágica e intensamente colorida.

 

Autodidata na pintura e especializada em estilos clássico e realista, Juvia Libanio (@juvia_art) mergulha constantemente em novas metodologias, reafirmando sua visão da arte como disciplina e libertação. Maria Clara Sansão (@maricota.artes_) transforma sentimentos e ideias em desenhos livres com grafite, pinturas delicadas com aquarela ou peças personalizadas como bolachas e quadros feitos sob medida. Já a artista visual e professora de desenho Ana Júlia Maroli (@ajmaroli) trabalha com pintura realista e se compromete em registrar o que a inspira no cotidiano, memórias, pessoas e a cultura popular.

 

A primeira edição do Culturama é realizada pela Atalho Produtora (@atalhoprodutora) e conta com apoio do Estúdio Vértice (@vertice2estudio) e da São Jogue (@saojogue).

 

Serviço

O quê: Culturama

Atrações: shows de Intra, Demo Tape e Covel e exposições de Max, Elisa Portella, Breno do Abismo, Sophia Fochi, Juvia Libanio, Maria Clara Sansão e Ana Júlia Maroli

Quando: 18/05 (domingo), a partir das 15h

Onde: Discodelia Pub e Records (Rua do Meio, 141 — Rio Vermelho)

Quanto: R$20 (antecipado) e R$ 30 (na porta) – https://www.sympla.com.br/evento/culturama/2940690

Mais informações: (71) 99912-1394, @culturama.ssaintracontato@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *