Embratur e Sebrae promovem birdwatching na Bahia com britânicos

 

Clara Silva#

 

Operadores britânicos de turismo de natureza iniciaram, nesta segunda-feira (12), o terceiro dia do Famtour Experience Brasil, em Boa Nova, na Bahia. A programação começou com uma trilha pela Mata do Charme, área que reúne características da Caatinga e da Mata Atlântica. O local é considerado uma joia ecológica e oferece uma rica experiência de observação de aves endêmicas em um dos territórios mais biodiversos do Brasil.

A iniciativa, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, segue até sábado (17) e tem como objetivo apresentar o Brasil como destino estratégico para o turismo de natureza, especialmente o segmento de birdwatching. A visita à Mata do Charme e, posteriormente, à Mata Seca de Goiabeira, reforça o contato dos operadores com a diversidade dos biomas brasileiros, integrando conservação ambiental, cultura local e geração de negócios.

Este Famtour consiste em uma ação para trazer operadores e agentes de turismo de observação de aves do Reino Unido ao Brasil e proporcionar uma demonstração dos destinos brasileiros. Trata-se de uma ferramenta para a promoção do Brasil junto ao mercado que, a partir desta vivência, passam a ter maior conhecimento sobre as experiências turísticas oferecidas pelo destino visitado, para futuras comercializações junto aos seus clientes.

Grupo de operadores britânicos especializados em turismo de natureza visitam destino no interior da Bahia (Foto: Raíto Santana/Embratur)

 

Reconhecida como uma das ferramentas mais eficazes para expandir a presença do Brasil no mercado internacional, o famtour permite que operadores estrangeiros vivenciem o destino de forma autêntica, conhecendo roteiros, cultura e biodiversidade de perto. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Presidente do Sebrae, Décio Lima enfatizou que “os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário e compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social. O aumento do fluxo de turistas pelo país impulsiona diretamente essas atividades, gerando empregos, fortalecendo economias locais e ajudando a distribuir a riqueza de maneira mais equilibrada pelo território nacional”, afirma.

Iniciativas

A recente criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS) marca um avanço para a consolidação do Brasil como um dos principais destinos mundiais de turismo de natureza. A Embratur apoia de forma inédita essa iniciativa, reconhecendo o enorme potencial do segmento para atrair visitantes internacionais, promover a conservação ambiental e gerar desenvolvimento regional.

O lançamento oficial da Associação TOVS aconteceu durante a WTM Latin America, em São Paulo. O famtour promovido com operadores britânicos na Bahia já é um dos resultados concretos dessa mobilização, que integra esforços de diversos atores públicos e privados para transformar o patrimônio natural brasileiro em ativo turístico de alto valor ecológico, econômico e cultural.

Birdwatching

Com foco no birdwatching (observação de aves), o roteiro contempla duas regiões de Parques Nacionais, Boa Nova, conhecida como a “capital baiana da observação de aves”, e Lençóis, um dos destinos mais emblemáticos da Chapada Diamantina. Trilhas, reservas naturais, cachoeiras e mirantes deslumbrantes prometem uma verdadeira imersão na biodiversidade baiana.

A vivência em Boa Nova integra o portfólio do projeto Feel Brasil. O projeto da Embratur em parceria com o Sebrae apresenta 101 experiências autênticas e sustentáveis em 61 municípios brasileiros, promovendo o turismo de natureza e a valorização das comunidades locais.

Além da natureza exuberante, os participantes conhecerão projetos de conservação, como o Projeto Asas e iniciativas locais de empoderamento social, como a Casa de Maria, fortalecendo a conexão entre turismo sustentável e desenvolvimento das comunidades.

O famtour será finalizado com rodadas de negócios entre operadores britânicos e representantes do turismo local, fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado europeu.

Fonte:  DIÁRIO DO TURISMO

Estratégia

O público-alvo do famtour foi selecionado com base no potencial de emissão de turistas para o Brasil. Em 2024, o Reino Unido ocupou a 11ª posição entre os principais emissores, com 153.754 turistas enviados ao país. Além disso, o mercado britânico é um dos que mais consome produtos relacionados à observação de fauna e flora no mundo, o que o torna estratégico para o turismo de natureza no Brasil.

 

Fonte: DIÁRIO DO TURISMO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *