A Turquia registou no primeiro trimestre do ano, 8,84 milhões de turistas internacionais, gerando receitas turísticas recorde de 9,5 mil milhões de dólares. O número de visitantes portugueses na Turquia atingiu 18.245, um aumento de 2,42% em relação ao mesmo período de 2024.
O anúncio foi feito em Istambul por Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e do Turismo da Turquia, que sublinhou a importância destes resultados no contexto do crescimento global do país enquanto destino turístico internacional.
“De acordo com os dados da Organização Mundial do Turismo, a Turquia tornou-se o quarto maior país do mundo em termos de turismo de entrada em 2024. Fechámos o ano com 62,2 milhões de visitantes, ultrapassando o nosso objetivo inicial, e até 2025, pretendemos atingir 65 milhões de turistas e 64 mil milhões de dólares em receitas. O aumento de 5,6% das receitas no primeiro trimestre confirma que estamos a ir na direção certa”, sublinha o governante.
Durante o primeiro trimestre deste ano, a Turquia manteve a sua posição de liderança nos principais mercados, registando 733 mil visitantes provenientes do Irão, 601 mil da Rússia, 572 mil da Alemanha, 560 mil da Bulgária e 304 mil do Reino Unido.
Os turistas internacionais permaneceram na Turquia durante uma média de 11 noites, com uma despesa média diária de 98,90 dólares norte-americanos, reforçando o posicionamento do país como um destino de longa duração e com uma boa relação qualidade-preço.
O turismo português também continua a sua tendência ascendente, tendo atingindo 18.245 visitantes nos primeiros três meses do ano, um aumento de 2,42% em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando a Turquia como um destino cada vez mais popular para os portugueses, atraídos pela sua combinação de história, natureza, gastronomia, hospitalidade e uma oferta crescente de turismo cultural e de experiência.
Fonte: turisver.pt