Câmara de Comércio França-Brasil chega à Bahia e aproxima relações comerciais, culturais e o turismo
Com a presença de autoridades, empresários e representantes do governo francês, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) inaugurou oficialmente, no último sábado (17), seu novo escritório na Bahia: a Antena CCIFB Nordeste-Salvador (@ccifb_ba). A unidade passa a funcionar no Centro de Convenções Salvador (CCS), local que também sediou a cerimônia de lançamento.
A abertura marca um movimento estratégico de expansão da Câmara no Brasil e evidencia o papel cada vez mais relevante da Bahia nas relações comerciais, culturais e ambientais entre Brasil e França.
Durante o evento, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, destacou os 200 anos de cooperação entre os dois países: “A inauguração deste núcleo surge em um momento particularmente importante, pois celebramos, neste ano, o bicentenário das relações diplomáticas entre França e Brasil. Em 2025, Salvador será o epicentro da Temporada Brasil 2025, com o Fórum Nosso Futuro, que abordará temas ligados à cidade sustentável e que deverá contar com as presenças dos presidentes Lula e Macron”, adiantou.
Serge Gas (cônsul geral da França em Recife), Ludovic Moullin (diretor GL events Nordeste e responsável pela Antena Salvador), Maurício Bacelar (secretário estadual de Turismo), Emmanuel Lenain (Embaixador da França no Brasil), Thierry Besse (presidente da CCIFB-SP), Mila Paes (Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico). Fotos: Lara Góes
A escolha de Salvador para sediar a Antena Nordeste reforça a importância estratégica da Bahia no cenário bilateral. O Estado é o terceiro maior polo de investimentos franceses no Brasil, com destaque para os setores de turismo, infraestrutura, energia e meio ambiente. Empresas como GL Events, Vinci Airports, Accor e EDF Renewables consolidam essa presença, impulsionando a inovação, o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
“A Bahia tem uma economia forte e diversificada, com um agro pujante, uma mineração com forte investimento estrangeiro, o maior parque de energia renovável do país e um segmento turístico diversificado, com grande participação de empresas francesas”, pontuou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.
Ludovic Moullin, diretor da GL Nordeste e representante oficial da CCIFB na Bahia, lembrou que a presença francesa no Estado é significativa. “Mas, para irmos além, é essencial dar o primeiro passo: formar uma comunidade ativa e engajada. Uma rede que conecte empresários, instituições e talentos comprometidos em fortalecer os laços franco-brasileiros. Essa é a base que começamos a construir juntos, a partir de hoje”, destacou.
O evento de lançamento contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes; o cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; o cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Greck; o presidente da CCIFB, Thierry Besse; e o diretor de Desenvolvimento Regional da CCIFB-SP, Pedro Antonio Gouvêa Vieira.
Parceria com a França vai impulsionar o turismo na Bahia
A nova representação terá o papel de fortalecer as relações entre o estado e o país europeu em diversos setores da economia, com destaque para a indústria de viagens. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Maurício Bacelar, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
“Estar mais perto do governo e dos empresários franceses nos dá oportunidades para prospectar novas rotas aéreas e investimentos privados, atraindo ainda mais estrangeiros para a Bahia”, disse Bacelar. Segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, no primeiro quadrimestre de 2025, o estado recebeu 83.914 turistas de outros países, registrando um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024, com a presença, principalmente, de argentinos, portugueses, uruguaios e franceses. Em todo o país o aumento foi de 51%.
De acordo com o embaixador Emmanuel Lenain, a Bahia é extremamente importante para o governo francês. “Já temos grandes investimentos no setor do turismo, como a atuação da rede hoteleira, através da Accor, a administração do aeroporto de Salvador pela Vinci e a gestão do Centro de Convenções por uma empresa francesa. Além disso, a inauguração do novo voo da Air France, que conecta a capital baiana a Paris, reforça ainda mais esses laços e demonstra que acreditamos no potencial do estado”, declarou.
“Reforçamos o compromisso de trazer a comunidade empresarial francesa para o Nordeste. Desde outubro, temos o voo de Paris, captado em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), cuja frequência será aumentada. A Bahia tem fama internacional, um nome que ecoa positivamente na França”, completou o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Thierry Besse.
A Air France anunciou a ampliação de três para cinco freqüências semanais do voo Salvador-Paris, a partir de dezembro. Além da capital francesa, a rota possibilita a conexão com outros 180 destinos da Europa, Ásia e África, pelo aeroporto Charles de Gaulle.