A imprensa brasileira dá como garantido que hoje é assinado o contrato em Madrid entre o grupo Globalia, do qual faz parte a Air Europa, e as autoridades do estado nordestino brasileiro de Pernambuco, que viabilizará o início dos voos da companhia aérea espanhola entre Madrid e Recife.
A notícia publicada pelo “Diário de Pernambuco” diz que o início da ligação está apontado para 20 de Dezembro, mas que as autoridades pernambucanas gostariam de antecipar o início do voo.
A notícia não especifica, porém, qual a frequência de voos na rota, a qual, para a TAP, significará mais um incremento de concorrência, pois há anos que a companhia portuguesa aposta em captar passageiros de vários mercados, entre os quais Espanha, para os seus voos intercontinentais à partida de Lisboa, entre os quais Recife.
A Air Europa já voa para o Nordeste brasileiro, para Salavador da Bahia, para onde chegou a anunciar a criação de um hub de conexão de voos entre a América Latina e a Europa, projecto que nunca concretizou.
A companhia tem ainda voos para São Paulo, neste caso em concorrência com a Iberia e a LATAM Brasil.
Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR indicam que de Janeiro a Julho deste ano, o movimento de passageiros em voos de/para o Brasil caiu 5,1%, para 568,1 mil, com queda em 7,3% no Aeroporto de Madrid, para 483 mil, enquanto em Barcelona, onde só a LATAM Brasil opera, com voos para São Paulo, houve um aumento em 8%, para 83,8 mil.
Os dados a que o PressTUR mostraram que a queda do tráfego com o Brasil em Madrid centrou-se nas ligações com São Paulo (-4,9%, para 380,6 mil) e com o Rio de Janeiro (-29%, para 61,3 mil), enquanto nas ligações com Salvador, em que apenas opera a Air Europa, houve um aumento em 19,4%, para 41,1 mil.
O reforço da aposta da Air Europa no Brasil já tinha sido anunciado nos primeiros dias de Agosto, durante uma visita da “alta cúpula” da Globalia a São Paulo. Fonte: Diário de Pernambuco/Presstur