A cantora luso-francesa Maria Teresa, ao lado do Moustaki Quinteto, é a convidada do Café-Teatro Rubi, Sheraton da Bahia, para se apresentar nos dias 15 e 16 de setembro às 20h30. A artista faz uma turnê pelo Brasil e Salvador foi uma das capitais contempladas para apreciar o seu elogiado trabalho.
No repertório, destaque para criações do cantor e compositor de projeção internacional Georges Moustaki, além de canções francesas, portuguesas, sucessos internacionais e até mesmo Bossa Nova e jazz, em interpretações marcadas pelo trabalho da cantora no Teatro do Oprimido.
Além de sucessos internacionais e obras da Bossa Nova, o espetáculo traz canções que Moustaki adaptou para o francês, extraídas dos repertórios de seus amigos e parceiros brasileiros. Entram na lista, “Les Eaux de Mars” (“Águas de Março”, de Tom Jobim), “Joseph” – cuja versão, em português, feita por Nara Leão, foi gravada por Rita Lee –, “Pour Un Ami” e “Sans la Nommer”, as três últimas também dele.
No show, Maria Teresa estará ao lado do mesmo quinteto de músicos que a acompanha nas turnês pela Europa. Para Pelai Ribas, documentarista e responsável pelos arquivos de Moustaki, o músico, cantor e compositor, falecido em 2013, retomaria, hoje, as palavras que escreveu para um dos álbuns de Maria Teresa. Moustaki disse: “No palco, estão reunidos a sensibilidade e a musicalidade da voz, o talento dos instrumentistas, a limpidez e o equilíbrio dos arranjos, a diversidade harmoniosa das composições a nos conduzir em direção a um mundo lusófono repleto de belas emoções”.
Maria Teresa dividiu o palco com Moustaki (inclusive no Olympia, em Paris) diversas vezes fazendo dueto em várias canções, como “Le Facteur”, “Portugal” e “L’inconsolable”. A artista trabalha, também, como atriz e um de seus importantes e contundentes trabalhos na Europa, especialmente na França, é levar adiante o conceito e as peças do Teatro do Oprimido, do dramaturgo brasileiro Augusto Boal.
No quinteto do show, estão os brasileiros Toninho do Carmo (violão, direção musical e arranjos da temporada brasileira, integrante do grupo de Moustaki), Acelino Mathias de Paula Filho (contrabaixo) e Luiz Augusto Cavani (bateria, acompanhou Moustaki durante anos), o espanhol Rodrigue Fernandes (acordeão) e o francês Patrick Etonde Bebey (piano).
Perfil
Maria Teresa nasceu em Livry-Gargan (periferia de Paris) e é filha de pais portugueses que emigraram para a França no final dos anos de 1960. Ela começou a cantar na infância, estimulada por uma professora e pela mãe. Revela influência das músicas da cultura brasileira, das harmonias jazzísticas americanas e da variedade da“british-pop“, dentre outras.
Ao formar-se em línguas estrangeiras aplicadas, decidiu investir na música. O Café Brasília, de Paris, abriu-lhe as portas. Na sequência, foi cantar no cabaré “Aux Trois Mailletz”, o mais antigo da cidade. Foi lá que conheceu o guitarrista Toninho do Carmo, produtor do seu primeiro álbum, “Porto das Palavras”.
Nazaré Pereira, Arrigo Barnabé e Georges Moustaki foram outros artistas com quem também se apresentou. Maria Teresa sempre tem se apresentado com salas lotadas. Ella Fitzgerald, Rosa Passos, Vinicius de Moraes e Tom Jobim são alguns nomes de sua admiração e influência. Sua agenda inclui apresentações em Portugal, Espanha e França.
Além de cantora personalíssima, Maria Teresa é também uma atriz talentosa. Faz parte da trupe do “Théâtre de l’Opprimé” (Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal e dirigido por Rui Frati).
https://www.youtube.com/watch?v=SxULZkWl65s
https://www.youtube.com/watch?v=jkZNQUQSzT0
Serviço
O quê: Maria Teresa & Moustaki Quinteto
Quando: 15/9 e 16/9/17 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel
Quanto: Couvert artístico – R$ 80,00
Compra
Bilheteria: Café Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel
Tel: (71) 3013-1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Site: www.compreingressos.com
Call Center: (71) 2626-0032