Por Leonardo Ramos
Os dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) comprovam: segundo a entidade, desde 2012 o consumo dos turistas chineses em viagens ao Exterior ocupa o primeiro lugar em âmbito global, alcançando US$ 109,8 bilhões no ano passado, quando cerca de 122 milhões de chineses viajaram para fora do país, um aumento de 12% comparado com 2015.
E um dos países que mais tem se beneficiado com isso, principalmente nos últimos anos, é o Canadá. Segundo o site Skift,apenas em 2016 foram 610 mil chineses no país, 24% a mais que no ano anterior, fazendo da China o seu terceiro maior mercado de turistas, atrás apenas de Reino Unido e Estados Unidos. Se considerar dez anos atrás, o aumento de visitantes chineses é impressionante: foram “apenas” 160 mil em 2008; ou seja, de lá até 2016, o aumento foi de cerca de 380%.
Ainda segundo o Skift, são dois os principais motivos para esse crescimento no país: o aumento da conectividade e o crescimento do número de millennials na China que buscam por aventuras.
No quesito conectividade, destaca-se o aumento capacidade aérea de 26% no ano passado entre os dois países, comparado com 2015, sendo que o Canadá é agora acessível a partir de 11 cidades de entrada na China, e suas quatro maiores áreas metropolitanas são servidas com vôos sem escalas do país oriental. Além disso, só no primeiro semestre deste ano, a capacidade de assentos da China para o Canadá aumentou 36,9% em relação ao mesmo período de 2016.
Duas rotas recentes ajudam nos números: desde setembro de 2015, a Air China realiza o trajeto entre Pequim e Montreal três vezes por semana, o primeiro voo transpacífico direto entre a cidade canadense e o continente asiático. Além disso, no ano passado a Hainan Airlines lançou a rota Pequim-Calgary, cidade considerada uma das portas de entrada para Alberta, região das montanhas Rochosas, cordilheira que se destaca no Turismo de aventura do país pelas suas florestas, lagos e neve.
Já o quesito millennials foi abordado pelo diretor geral da Destination Canada para a China, Derek Galpin, que destacou os cerca de 250 milhões de millennials chineses existentes hoje. “Os jovens millennials asiáticos, com idades entre 20 a 34 anos, representaram 40% de todos os visitantes do continente no Canadá nos últimos três anos. Primeiro que eles são mais flexíveis, dispostos a tentar viajar em temporadas alternativas; segundo que eles estão procurando aventuras e experiências ao ar livre, que é o que mais temos aqui”, explicou Galpin.
A província canadense de Alberta, por exemplo, recebeu em 2015 cerca de 85 mil visitantes chineses, fazendo da China o país asiático que mais manda turistas para as montanhas da região.
EUA perdem chineses
Ao contrário do vizinho, os Estados Unidos tem enfrentado um decréscimo no número de visitantes chineses. Segundo o Departamento de Comércio do país, de janeiro a março deste ano foi observada uma redução de 0,5% em chegadas de chineses em relação ao mesmo período de 2016; se considerar apenas março, a queda foi de 2,1%, se comparado com o mesmo mês do ano passado. Para o Skift, dois dos principais motivos são a política anti-China do presidente Donald Trump e as proibições e restrições de viagens aos EUA. Fonte: Panrotas