Por Henrique Santiago
O mercado de fidelização se posiciona como um dos mais promissores do Brasil. O segundo Fórum Brasileiro de Fidelização, evento promovido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), que acontece hoje, em São Paulo, traz números recentes e quentes do setor para confirmar tal intenção.
Protagonizada pelo presidente da entidade, Roberto Medeiros, também diretor executivo do Multiplus, a apresentação de dados do segundo semestre traz um dado curioso: 76% do resgate pontos é feito com passagens aéreas – ou seja, mais de três quartos do total do realizado no Brasil. Os outros 24% são referentes a outros produtos e serviços.
Esse número é impulsionado pelos 100 milhões de cadastros em programas do Brasil alcançados no segundo trimestre. De acordo com Medeiros, de abril a junho foram três milhões de inscrições em empresas de fidelidade. Já na soma de um ano, a importância atinge 19 milhões de novos membros.
Somente no segundo trimestre do ano, a emissão de milhas atingiu o patamar de 60 bilhões em pontuação, 25% a mais quando comparado com o mesmo período de 2016, e o resgate chegou a 49 bilhões (+33%). Na contramão da procura pelo consumidor, as passagens aéreas representam 13% do acúmulo de pontos, enquanto 87% ficam por conta de varejo e cartões de crédito.
“O enorme objeto de desejo do brasileiro, mais do que nunca, é poder voar sem pagar”, disse o presidente da associação.
A cidade de São Paulo é o destino nacional mais resgatado pelos usuários dos programas dos associados à Abemf. Na sequência figuram Rio de Janeiro e Porto Alegre, na segunda e terceira posições, respectivamente. O primeiro destino do Nordeste a aparecer na lista é Salvador (quinto lugar). Está presente também a capital cearense, Fortaleza, na sexta colocação. Fonte: Panrotas