Um comunicado do Governo, divulgado nesta semana que passou, porém, apenas diz que o documento “estabelece ações e objetivos para a atividade turística nos próximos dez anos”.
A Estratégia para o Turismo 2027, porém, já tinha sido apresentada numa sessão durante a BTL, em que também esteve presente a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que na ocasião afirmou que a estratégia vai no sentido de melhorar o turismo e o país, uma vez que “o turismo pode ser muito mais, vai ser muito mais, estamos todos a pensar a longo prazo, acreditamos que estamos a fazer o melhor para o país que vamos a deixar aos nossos filhos”.
A informação do Governo divulgada ontem assinala que “em 2016, o turismo atingiu números recorde na economia nacional, representando 16,7% das exportações de bens e serviços e 49% das exportações de serviços” e que “o saldo da balança turística ascendeu a 8,8 mil milhões de euros, refletindo, a par do crescimento da procura externa, a dinamização do mercado interno com mais portugueses a fazer férias em Portugal”.
“O turismo é, também, um instrumento determinante para a promoção da coesão territorial e para a criação de emprego e de riqueza”, prossegue o documento para avançar seguidamente que, assim, “importa, pois, garantir que o turismo se afirma cada vez mais como uma atividade sustentável, que valoriza os recursos naturais do País e que contribui para a criação de emprego e de riqueza e para a promoção da coesão territorial e social”.
“Nesse sentido, revela-se essencial a construção de uma estratégia concertada de longo prazo que permita assumir opções claras e estáveis que promovam a confiança e garantam a mobilização dos recursos necessários para a implementação de um plano que posicione Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, acrescenta. Fonte: Presstur