Quem vai para a Itália pode contar com ajuda na palma da mão, literalmente. Os inúmeros aplicativos disponíveis têm sido uma ótima solução não só para quem se aventura a viajar por conta própria, mas também para aqueles que viajam com todo o suporte em terra, mas desejam saber tudo do destino, antes e durante a viagem.
No site www.italia.it há um espaço que traz uma seleção de aplicativos de algumas regiões da Itália. O viajante pode baixar no smartphone e começar a usar. Basta clicar neste link.
Para se ter uma ideia, existem vários aplicativos para quem vai para a região de Abruzzo. “Abruzzo Rai Local” (IOS e Android) traz mapas, sugestão de itinerários, eventos que ocorrem no local durante o período de estadia. Quem escolheu a região para praticar esqui, por exemplo, acha no “Ski Abruzzo” (só para IOS) as estações de esquis disponíveis e informações específicas sobre elas, como clima, tamanho (quilometragem) da descida, guias, etc.
Além das informações por região, existem também os chamados aplicativos temáticos. Boas dicas são um dedicado a museus da região da Umbria, como o “Musei HD” (IOS), ou especialmente criado para amantes do jazz, como o Umbria Jazz (IOS) e um terceiro que fala dos eventos que acontecem em território italiano (Eventi e News – IOS).
A Enit espera um aumento de pelo menos 20% no número de brasileiros em visita à Itália em 2017, em comparação com o ano passado. Os dados de 2016 ainda não foram fechados, mas em 2015 o país recebeu 873 mil brasileiros, um aumento de 14,4% em relação a 2014. Em número de pernoites, foram 2,2 milhões, uma alta de 16,9% em relação a 2014.
No ano passado, os gastos dos brasileiros na Itália cresceram 5,7% em relação a 2015. Além disso, o Turismo da Itália também promove, este ano, os chamados burgos, pequenos vilarejos que ficam próximos a grande cidades. Este projeto se chama #italianvillages, uma oportunidade de fazer uma viagem diferente, curtindo os grandes centros, mas vivendo bem a cultura local. Fonte: Brasilturis