“Liguem os celulares e deem um ‘google’”. Foram essas as instruções dadas por Tatiana Sayuri, evangelista de Desenvolvimento de Mercado da Google (isso mesmo), ao iniciar sua palestra durante o segundo dia da Abav Expo. O tema “Google e Turismo” foi totalmente dedicado aos agentes de viagens e funcionou quase como uma capacitação, com dicas para alavancar negócios e campanhas na internet.
Para Tatiana, o “Turismo tem grandes oportunidades na internet e, consequentemente, no Google, por ser o site mais acessado de todos”. São três os fatores para esse possível sucesso: pesquisa é a maior atividade on-line do Brasil, Turismo é a categoria mais pesquisada do Google e 80% dos brasileiros pesquisam antes de comprar um produto ou contratar serviço.
Tatiana apontou alguns dados referentes ao setor turístico. Os principais motivos para viajar e suas porcentagens são: descansar (61%), visitar familiares (27%), visita cultural (26%), viagens românticas (13%) e viagens para compras (11%). Também foi apontado que os consumidores pesquisam outros atributos além do preço, sendo esse valor equivalente a 47% quanto a companhias aéreas e 74% em relação ao hotel – o qual costuma ser reservado com mais de um mês de antecedência por 65% das pessoas.
Além disso, os smartphones e a mobilidade revolucionaram o dia a dia. Dados do Google apontam que nós interagimos cerca de 150 vezes com nossos celulares diariamente. Esse dado é importante para o profissional do Turismo a partir do fato de que é possível estar conectado com o cliente por muito mais tempo. Fonte: Panrotas