Fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC, maior operador turístico do Brasil e da América do Sul, Guilherme Paulus comentou para o PressTUR, Agência de Notícias de Viagens e Turismo portuguesa, que considera que presentemente há escassez de ligações aéreas entre Portugal e o Brasil. Poderiam “pelo menos dobrar” – é a sua perspectiva.
O empresário falava ao PressTUR durante a ABAV Expo, a decorrer em São Paulo até sexta-feira, numa breve conversa sobre a situação econômica do Brasil e a procura de Portugal pelos turistas brasileiros.
PressTUR: Dados do Banco de Portugal mostram que os gastos de turistas brasileiros em Portugal estão com grandes aumentos, assim como o Banco do Brasil diz que os brasileiros estão a gastar mais em turismo no estrangeiro. A crise acabou?
Guilherme Paulus: O Brasil é um país muito grande, com uns 200 milhões de habitantes. Temos um problema de 14 milhões de pessoas desempregadas. Temos 50 milhões de miseráveis no país. E temos as pessoas de mais idade que não são mais produtivas e temos as crianças e os jovens que também ainda não produzem. Então temos uma classe de 100 milhões de pessoas ainda, sendo que desses temos 50 milhões de milionários e bilionários que sustentam o país. 50 milhões de pessoas é cinco vezes a população portuguesa. São 50 milhões de pessoas ativas e é por isso que dão bons negócios de turistas brasileiros gastando em Portugal, na Europa toda e nos Estados Unidos. Então o movimento é grande e forte mesmo.
PressTUR: Mas considera que o aumento dos gastos demonstra uma recuperação?
Guilherme Paulus: Sim, evidentemente, porque a indústria não pára. São pessoas que são produtivas e continuam acreditando, saindo de férias, viajando, aproveitando, trabalhando e fazendo novos negócios.
PressTUR: Porque é que acha que Portugal é um dos países que está saindo beneficiado dessa recuperação?
Guilherme Paulus: Porque Portugal despontou turisticamente. Portugal ficou hibernado muitos anos e agora se modernizou, está atrativo, com bons preços. Isso faz com que o brasileiro vá a Portugal. E é a pátria mãe, onde se fala o mesmo idioma.
PressTUR: Portugal poderia fazer algo mais para ser mais procurado pelos brasileiros?
Guilherme Paulus: Precisa ter mais voos. São poucos voos. Poderia pelo menos dobrar o número de voos que teria mais brasileiros indo para Portugal.
PressTUR: O que pensa da promoção de Portugal aqui no Brasil?
Guilherme Paulus: A promoção é boa. Acho, claro, que se aumentar o número de voos vai precisar de estar mais presente nos media, exaltando mais as belezas naturais que Portugal tem.
PressTUR: E a nível das agências e operadores?
Guilherme Paulus: Esse trabalho está sendo feito. Aliás, teremos um jantar na Casa de Portugal com praticamente todo o trade turístico.
PressTUR: Como está Portugal nas vendas da CVC?
Guilherme Paulus: Fortíssimo. Na Europa, Portugal é o nosso terceiro destino. A França em primeiro e em segundo disputam Itália e Espanha.
PressTUR: Quantos clientes?
Guilherme Paulus: Perto de 30 mil turistas brasileiros em Portugal. Crescemos 10% face ao ano passado. Lisboa e Porto são os dois principais portões de entrada. Também tem muito brasileiro no Algarve. Estive lá no ano passado e encontrei vários brasileiros.