Depois de uma década, Bahia terá campanha nacional de divulgação
Informação foi dada pelo secretário estadual de Turismo, José Alves, durante o Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo, que acontece até quarta-feira, 9, no Sheraton da Bahia.
O governo da Bahia deve definir nos próximos dias a campanha de mídia para divulgação do destino no mercado nacional, atendendo um dos maiores pleitos do trade baiano, e que acontece depois de uma década. A informação foi dada pelo secretário estadual de Turismo (Setur), José Alves, durante a abertura do Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo, que acontece até quarta-feira, 9, no Sheraton da Bahia. A declaração de Alves responde as críticas do presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, também presente no evento, que frisou a importância do Estado voltar à mídia. “Estamos fora do mercado há anos e quem não é visto é esquecido”, frisou Gaudenzi. ”Vejam o exemplo de Coca Cola, mesmo sendo líder na venda de refrigerantes não deixa de fazer propaganda”, comparou. O secretário da Setur também garantiu que até o final deste mês o aeroporto de Salvador estará funcionando sem nenhum dos problemas apresentados atualmente na sua infraestrutura.
Considerado o maior evento do setor no Estado, o Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo reuniu, num talk show, secretários de Turismo e dirigentes de entidades para debater os caminhos do turismo baiano. O secretário municipal de Turismo e Cultura (Secult), Érico Mendonça, ressaltou a importância do setor para a economia da cidade e os preparativos para o lançamento, no próximo dia 17, em São Paulo, do calendário de eventos. “Nossa intenção é trazer também eventos esportivos e colocar Salvador no calendário de maratonas internacionais”, adiantou. Mendonça também falou sobre a abertura do Forte San Marcelo, recentemente reformado e que aguarda liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Assim como os fortes São Diogo e Santa Maria, a ideia é que o São Marcelo também passe a ser um espaço cultural.
O presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, voltou a defender a permanência do Centro de Convenções da Bahia no mesmo local, área que recebeu investimento superior a R$ 5 bilhões na construção de diversos equipamentos, como hotéis, restaurantes, dentre comerciais, dentre outros. “Nossa defesa não é capricho. É um entendimento geral da ABIH-BA”, reforçou.
O Fórum segue até quarta-feira, 9, com palestra do ex-ministro Caio de Carvalho e o presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Luigi Rotunno. Amanhã também acontece uma rodada de negócios com 30 operadores nacionais e internacionais. Em paralelo é realizada uma feira de equipamentos, produtos e serviços direcionados ao setor com a participação de 20 expositores.
O Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo tem patrocínio da Bahiagás e apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Bahiatursa, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Sebrae, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur), Conselho Baiano de Turismo (CBTur) e Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA).