Por Rodrigo Vieira
Com a instalação da Air France-KLM e reforço das operações da Gol em Fortaleza, a capital cearense se torna uma opção natural a ser seguida pela outra parceira que fecha a lista, a Delta Air Lines, no Brasil. O diretor de Vendas da companhia norte-americana no País, Luiz Henrique Teixeira, nega que haja algo concreto, mas reconhece que Fortaleza é, sim, a favorita para ser nomeada como um terceiro destino somando aos atuais São Paulo e Rio de Janeiro.
“Estamos sempre estudando novas possibilidades, e obviamente Fortaleza ganha o favoritismo, pois a parceria entre nós, Air France-KLM e Gol está cada vez mais estreita, e seria bem mais fácil escolhermos a capital do Ceará do que começar um destino do zero, principalmente no Nordeste”, afirmou Teixeira na segunda edição do Connect Meeting, evento das quatro companhias voltado ao setor de viagens corporativas em São Paulo.
A cada dois meses é feita uma revisão no planejamento de malha da Delta, segundo Teixeira, e qualquer indício de viabilidade de Fortaleza será rapidamente absorvido. Uma das coisas que daria favoritismo a Fortaleza seria um maior trabalho do governo federal em atrair o turista norte-americano para o destino. “A concorrência de um destino como Fortaleza nos Estados Unidos é fortíssima, pois o Caribe entra no páreo. Precisaríamos de mais apoio para trazer o estrangeiro para cá, pois senão vira uma via de uma mão só”, argumenta o diretor. Vale lembrar que Fortaleza já recebeu voos da Delta Air Lines, mas segundo Tex a falta de apoio da esfera pública foi crucial para que a rota fosse cancelada.
O desempenho de Fortaleza como um hub no Nordeste será avaliado a partir do início das operações, e aí a Delta verificará a possibilidade mais efetivamente. “Uma coisa é certa: a cidade tem tudo para se aproveitar desse momento, principalmente trazendo negócios da Europa, e tem a vantagem de ser um hub muito interessante geograficamente para conexões.” Fonte: Panrotas