Por Vanessa Sampaio
De 15 a 29 de outubro, o Espírito Santo vai viver 360 horas de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo no estado. Até agora, 13 municípios aderiram à “Virada Turística Capixaba”, que vai contar com seminários para profissionais do setor, oficinas com gestores públicos, troca de experiências da iniciativa privada, debates com estudantes e sociedade civil e, claro, atrações para turistas. A iniciativa é da secretaria estadual de Turismo e conta com o apoio do Ministério do Turismo.
O objetivo é chamar a atenção para atrativos e produtos turísticos do estado, integrando o trade turístico capixaba para aprimorar o setor de viagens e turismo no Espírito Santo. Além de palestras e capacitações, a programação inclui um encontro de guias de turismo, festas, famtours, eventos culturais e gastronômicos, passeios ciclísticos, espetáculo de teatro e até um concurso fotográfico.
De acordo com a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra, “a Virada vai cumprir a função de projetar, divulgar e qualificar os negócios de turismo no estado. Mas antes disso, o evento é o próprio negócio: impulsiona o setor de viagens como atividade econômica sustentável e contribui para consolidar destinos que se tornam símbolos do turismo no Brasil”, analisa.
ATIVIDADES
Dentro da programação da Virada, o concurso de fotografia que vai eleger a melhor foto turística do Espírito Santo tem inscrições abertas até o dia 20. O vencedor vai ganhar três dias de hospedagem com café da manhã em Guarapari (ES). Se for de outro estado do Brasil, o prêmio garante também as passagens aéreas de ida e volta ao ganhador. Interessados em participar podem conferir as regras em http://viagemgrafia.com.br/concurso-de-fotografia-de-viagem/.
Para gestores públicos, um dos destaques da programação é o 28º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), evento promovido pelo Ministério do Turismo, e que compõe a programação da Virada Capixaba. No dia 17, três representantes do MTur participam dos debates sobre a gestão pública do turismo e seu papel da economia das cidades: o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico do MTur, Rogério Coser, o coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Leonardo Riul, e a coordenadora-geral de Informações Gerenciais do MTur, Gilce Battistuz.
Segundo a subsecretária estadual de Turismo, Simone Modolo, a ideia de criar um grande evento no estado é “que todos conheçam mais sobre tudo que ė feito no Turismo local. As políticas públicas, as atividades, as ações do governo, dos municípios, do trade, das instâncias de governança”. Para Modolo, a expectativa é que “o turista veja que o estado trabalha em conjunto para o desenvolvimento do setor e que valorizamos a atividade. A Virada vai ajudar as pessoas a entenderem melhor a importância social, econômica e cultural que o setor tem para os cidadãos e para o Espírito Santo”, finaliza. Fonte: Agência de Notícias do Turismo
» Confira a programação completa