Os voos entre Espanha e o Brasil, que compreende ligações de Madrid e Barcelona com São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, tiveram em Setembro uma queda de passageiros em 8,8% ou oito mil, com quebras em todas essas rotas.
Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, a que o PressTUR teve acesso indicam que a quebra mais forte foi nas ligações entre Madrid e o Rio de Janeiro, em que a Iberia é a única companhia a operar, com -26,3%, correspondendo a uma descida de 3,3 mil, para 9,4 mil.
A maior quebra, em 4,2 mil (-5,8%), foi, porém, na rota mais voada, a de São Paulo, que tem voos de Madrid e de barcelona e em que operam Iberia, LATAM Brasil, Air Europa e Air China, e que concentrou 82,9% dos passageiros em voos entre Espanha e o Brasil, com um total de 68,9 mil.
A rota de Salvador, apenas operada pela Air Europa e que representou apenas 5,7% dos passageiros que voaram entre Espanha e o Brasil em Setembro, teve neste mês uma quebra em 7,3% ou 377.
A quebra em Setembro surpreende apenas por que se antecipava que já houvesse reflexo da reanimação da procura de voos internacionais no mercado brasileiro, depois de um período de crise no Brasil que levou várias companhias a reduzir a frequência de voos nas suas rotas brasileiras, entre as quais a British Airways e a Iberia, do IAG, além da recente estada no Brasil do CEO da Globalia, de que faz parte a Air Europa, Javier Hidalgo, durante a qual anunciou que a sua companhia irá reforçar a presença no Nordeste brasileiro com voos para Recife (para ler mais clique: Air Europa já tem horários para a nova rota Madrid – Recife).
Com a queda do tráfego em Setembro, no conjunto dos primeiros nove meses deste ano os voos entre Espanha e o Brasil estão com uma quebra de passageiros em 7,8% ou 61,4 mil, para 730,5 mil.
Neste período, no entanto, há a excepção da rota de Salvador, que tem um aumento em 15,8% ou sete mil, para 51,2 mil, o que representa 7% do total de passageiros em voos entre Espanha e o Brasil.
A maior quebra dos primeiros nove meses, em 38,2 mil, dá-se na rota Madrid – Rio de Janeiro, que tem uma descida em 32,4%, para 79,5 mil, enquanto na maior rota, Madrid – São Paulo, a quebra é em 4,8% ou 29,9 mil, para 599,5 mil.
Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que relativamente às ligações com São Paulo, a quebra deve-se ao decréscimo em 4,8% ou 24,9 mil nos voos de/para Madrid, para 490,5 mil, enquanto nos voos de/para Barcelona a queda foi em 4,9% ou 5,6 mil, para 108,5 mil.
Assim, o Brasil, que nos primeiros nove meses de 2016 era a 22ª origem/destino de passageiros nos aeroportos da AENA, este ano cai para 26º.
Em Madrid, maior aeroporto espanhol, o Brasil cai de 11ª para 13ª maior origem/destino de passageiros e em São Paulo cai de 32ª para 34ª.
Em relação às companhias que operam entre os dois países, os dados da AENA apenas permitem ver que a LATAM Brasil (antiga TAM) no conjunto dos primeiros nove meses apresenta aumento de passageiros em 13,2% ou 32,5 mil, para 279 mil, pelo crescimento em 44,7% ou 33,5 mil em Barcelona, para 108,5 mil, enquanto em Madrid tem um ligeiro decréscimo, em 0,6% ou mil, para 170,5 mil.
No mês de Setembro, no entanto, a LATAM Brasil teve praticamente uma estagnação no número de passageiros das suas rotas de Madrid e Barcelona, com 31,8 mil +0,8% ou mais 266 que há um ano.
Neste mês esteve em causa o tráfego nos seus voos de/para Barcelona, cujo crescimento abrandou para 1% (mais 119, para 12,4 mil), enquanto em Madrid até teve um ligeiro crescimento em 0,8% ou 147, para 19,4 mil.