Por Adilson Fonseca
A partir do próximo mês o Porto de Salvador passa a se incorporar como uma das principais entradas de turistas de outros estados e do exterior em Salvador e Ilhéus. Pelo menos 220 mil turistas nacionais e estrangeiros deverão aportar nos dois portos baianos, entre os meses de novembro e abril do próximo ano. Serão 72 transatlânticos que vão proporcionar um crescimento de 8% no fluxo turístico marítimo, se comparado a igual período do verão passado.
Conforme as informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), os dois portos baianos vão receber os navios MSC Preziosa, MSC Poesia, MSC Música, Costa Fascinosa, MSC Magnifica, Costa Favolosa, Sovereign, The World, Prinsendam e Balmoral. De grande porte, essas embarcações aliam o luxo e o conforto dos resorts e hotéis cinco estrelas com a possibilidade de acesso à diversidade cultural e histórica de Salvador e Ilhéus.
O primeiro navio da temporada 2017-2018 a aportar no Porto de Salvador será o MSC Preziosa, que trará 4.360 passageiros vindos de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha. O transatlântico aportará em Salvador em no dia 15 de novembro, e depois segue para a Búzios, no Rio de Janeiro. Até abril, O Porto de Salvador receberá 50 navios, trazendo 151 mil passageiros. Outros 21 navios, com 72 mil visitantes, vão atracar no Porto de Ilhéus.
Inverno e verão – A procura pelo litoral brasileiro, principalmente no Nordeste, por parte das grandes companhias de cruzeiros marítimos deve-se a um fator climático. Em todo Hemisfério Norte, incluindo Europa e Estados Unidos, os meses de novembro a abril são de inverno, ao contrário do Brasil. Nesse período as companhias marítimas passaram a deslocar seus navios para regiões mais quentes, como a América do Sul e Caribe.
Ante as perspectivas de crescimento do turismo, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), conforme informou o seu presidente, Marcos Ferraz, estuda a possibilidade de incluir a Ilha de Itaparica no roteiro dos turistas que visitam Salvador pelo mar, a partir da próxima temporada de verão, entre o final de 2018 e abril de 2019.