Por Nelson Rocha
O Secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves, declarou com exclusividade para o Portal Turismo Total nesta sexta-feira, 27, durante a posse do novo Coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, Manoel Garrido, em Salvador, que a capital baiana comporta até mais de dois Centros de Convenções. ” O trabalho que nós estamos fazendo, no que diz respeito a prospecção de passageiros e voos, ao incremento do turismo, eu acho que quanto mais oferta você tiver, mais demanda você vai ter. Se você ficar limitado, restrito, acaba ofertando de forma tímida. Como você tem mais de um equipamento na cidade, se Deus quiser a gente vai ter, vamos ter uma situação de trabalho efetivo, pra buscar cada vez mais pessoas pra virem pra cá”.
Conforme José Alves, com dois Centro de Convenções, cujas construções já foram anunciadas tanto pelo estado como pelo município, ” as pessoas vão entender que em Salvador será possível se fazer todo tipo de convenções, sejam elas menores ou de grande porte. Então a gente vai estar preparado, efetivamente, para receber qualquer tipo de evento. Isto é importante porque o aeroporto da cidade começa a se modernizar, o estado, como um todo, tem uma infraestrutura cada vez melhor, nós estamos reformando o aeroporto de Teixeira de Freitas, de Vitória da Conquista, melhorando o de Lençóis, Valença, então a gente começa a dar equipamentos logísticos no estado da Bahia e isto é muito bom para todos nós”, pontuou o secretário de Turismo da Bahia, acrescentando que ” eu não faço coro de politizar o tema. Não gosto disso, ao contrário. Eu quero que na verdade a gente atue pela parte técnica e, como técnico, eu digo a você que quanto mais equipamentos tivermos, melhor pra todos nós”.
Por sua vez, o Secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Cláudio Tinôco, também presente ao evento, considerou que Salvador tem salas de convenções em vários hotéis da cidade que comportam até duas mil pessoas. ” Centro de Convenções de grande porte só cabe um, em Salvador. Essa não é uma opinião associada à iniciativa que a prefeitura já tomou. É fruto de um análise, por muito tempo, da vocação de Salvador, atrelada ao movimento que Salvador teve no passado e ao momento do turismo de negócios no mundo. Nós dialogamos com a Associação Internacional de Convenções e Congressos, ela que monitora os eventos internacionais no mundo inteiro, que afirma que 95 por cento dos eventos internacionais são para até duas mil pessoas. Então esta é a realidade. Não tem, portanto, como Salvador ter dois grandes centros de convenções”, opinou Tinôco, que de 15 a 21 de novembro acompanhará o prefeito ACM Neto em uma missão na Espanha e Portugal.
“Serão alguma reuniões que podem trazer novidades boas para Salvador. Entre as novidades, nós poderemos lá, assinar um contrato que é de estabelecer uma nova ferramenta de monitoramento dos atrativos turísticos de Salvador e, em parceria com a ABIH, também incorporar cerca de 80 hotéis da nossa capital numa das ferramentas mais modernas do mundo de monitoramento, de reputação. Acho que nós conseguimos com isto colocar Salvador num patamar do turismo digital, tecnológico, pra que a gente possa melhorar o desempenho e a qualificação, não só empresarial, seja das nossas empresas, sobretudo o segmento de hospedagens, mas também dos nossos atrativos, aqueles que são de responsabilidade do próprio município, e eu tenho certeza que isto vai satisfazer e ajudar muito na promoção”, adiantou para os seguidores do Portal Turismo Total.