O INE espanhol indicou que dos 66,137 milhões de turistas estrangeiros recebidos pelo país nos primeiros nove meses deste ano, 41,3 milhões escolheram alojamento hoteleiro, enquanto há um ano foram 38,64 milhões em 60,087 milhões.
Assim, enquanto nos primeiros nove meses de 2016 a quota do alojamento hoteleiro foi de 64,31%, este ano decresceu 1,85 pontos, para 62,45%.
E a opção que mais beneficiou foi o aluguel de casa, que subiu 1,33 pontos, para 12,16%, ao ser a opção de 8,04 milhões de turistas, +23,58% que no período homólogo de 2016, enquanto o aumento dos que optaram pelo alojamento hoteleiro foi em 6,9%, significando ainda assim mais 2,66 milhões, enquanto para o aluguer de cada foram mais 1,53 milhões.
Segundo o INE espanhol, para um aumento médio do total de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses em 10,07%, os que optaram pelo alojamento de mercado foram +9,98%, com +6,9% na opção pela hotelaria, +23,58% na opção pelo aluguer de casa e +20,84% no que designa por “resto do mercado”.
Para o alojamento “não de mercado”, o INE indica um aumento de turistas nos primeiros nove meses em 10,42%, com +2,04% na opção casa própria, +15,86% na opção casa de familiares ou amigos e +4,41% no “resto do não de mercado”.
A ‘fatia’ de turistas que optaram por alojamento ‘não de mercado’ aumentou, assim, 0,06 pontos nos primeiros nove meses deste ano, para 20,29%, pelo aumento de 0,63 pontos na opção casa de familiares e amigos, para 12,56%, enquanto a opção casa própria baixou 0,46 pontos, para 5,91%, e o “resto não de mercado” baixou 0,1 pontos, para 1,82%.
No mês de Setembro, o conjunto das opções de mercado ganharam quota, subindo 0,36 pontos, para 83,65%, embora com a opção da hotelaria baixar 0,38 pontos, para 67,68%, pelos aumentos em 0,46 pontos no aluguer de casa, para 11,16%, e em 0,29 pontos no ‘resto de mercado’, para 4,81%.
O INE espanhol indicou que dos 8,835 milhões de turistas estrangeiros recebidos em Setembro pelo país, 7,39 milhões escolheram alojamento de mercado, 5,979 milhões deles em hotelaria, 986,1 mil em casa alugada e 424,7 mil em outras opções.
Para alojamento não de mercado foram 1,44 milhões, com 406,3 mil para casa própria, 905,8 mil para casa de familiares ou amigos e 132,6 mil para outras opções.
O alojamento de mercado teve em Setembro um aumento do número de turistas em 11,86% ou 783,6 mil, com +10,75% ou mais 580,4 mil na opção hotelaria, +16,15% ou mais 137,1 mil na opção aluguer de casa e +18,5% ou mais 66,3 mil nas outras opções.
O crescimento no alojamento não de mercado foi de 8,97% ou 118,9 mil, com queda na opção casa própria em 7,2% ou 31,6 mil, mas aumentos na opção casa de familiares ou amigos (+16,28% ou mais 126,8 mil) e no conjunto das restantes modalidades (+21,85% ou mais 23,8 mil). Fonte: Presstur