Por Rafael Faustino
Cada vez mais digital em seus hábitos, mas ainda preferindo o contato pessoal na hora de fechar uma viagem. Esse é o perfil do brasileiro, de acordo com uma pesquisa da Travelport que avaliou, globalmente, o perfil de utilização de ferramentas digitais pelos viajantes.
Sobre os brasileiros, o levantamento indicou que, embora 88% utilizem sites de reserva direta para descobrir novos destinos, a tomada de decisão ainda depende em boa parte do aconselhamento profissional: 44% fazem a reserva no “cara a cara” com o agente de viagens, que também é responsável por ser fonte de informação de 81% do total.
“É o perfil do latino em geral. Ele gosta do contato, ainda acredita que pode obter informações mais fidedignas numa relação pessoal, em contato direto com um profissional, embora passe muito tempo conectado”, comentou o vice-presidente interino e gerente geral da companhia para América Latina e Caribe, Luis Carlos Vagas.
No entanto, há também o caminho inverso: muitas pessoas que se aconselham com os agentes para, no final, tomar a decisão digitalmente, segundo Vargas. “É até uma tendência global. Ele busca o aconselhamento, mas nao faz exatamente o que lhe disseram”, diz. Nesse processo, ganha a importância a tecnologia móvel: 58% dos brasileiros entrevistados pela Travelport usam o mobile em pesquisas ou reservas de viagens, além de conferir, nas redes sociais e sites como o Tripadvisor, as opiniões on-line sobre os destinos e serviços que lhe interessam. Fonte: Panrotas.