O prefeito da capital baiana, ACM Neto, assinou na manhã desta quinta-feira (16), em Lisboa, Portugal, uma carta de cooperação para a valorização e promoção do Centro Histórico de Salvador com a associação de desenvolvimento de Lisboa Douro Generation, representada pelo português Hernâni Gouveia. O pacto tem como objetivo elaborar estratégias de gestão e desenvolvimento do patrimônio cultural imaterial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Amanhã (17), uma comitiva da Douro Generation desembarcará na capital baiana para iniciar a elaboração do planejamento estratégico junto à Prefeitura. O documento terá como foco ações de cunho social e de desenvolvimento sustentável, e será apresentado à sociedade em março de 2018.
“Esta é mais uma importante ação que fará com que o Centro Histórico tenha a valorização, organização e reconhecimento que merece. Não mediremos esforços para reacender a paixão dos baianos por esta região, que é riquíssima cultural e historicamente”, destaca ACM Neto.
A Douro Generation tem por missão fomentar a cooperação entre povos, regiões e nações, através da concessão, execução e apoio a programas e projetos que estimulem a preservação, valorização e promoção da riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconômica das regiões.
A assinatura da carta de cooperação faz parte de uma missão especial organizada pela Prefeitura, com a presença do prefeito ACM Neto e do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. Hoje à noite, a comitiva da Prefeitura vai promover um workshop para operadores e agentes internacionais de turismo, empresários, investidores e imprensa de Portugal. O objetivo do evento é apresentar as novidades da capital baiana.